Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Medicina personalizada para o tratamento do câncer de pulmão já é realidade no Brasil

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 01/09/2021 - Data de atualização: 01/09/2021


A ciência tem inovado a maneira de tratar diferentes tipos de câncer, buscando abordagens que consideram muito mais do que apenas o local de origem. Quando se fala em câncer de pulmão, os avanços são significativos, com diversas condutas para o enfrentamento da doença. A medicina personalizada, por exemplo, é uma opção de tratamento com mais precisão. Os resultados das pesquisas realizadas já permitem detalhamentos das células tumorais, de modo que sejam desenvolvidas estratégias de tratamento para cada paciente. É como se o tumor passasse a ter sobrenomes, não somente o nome. Importante lembrar que alguns fatores são considerados pelo médico, como tamanho, localização, estágio do câncer e se o paciente possui outras doenças. “O câncer de pulmão é um grande exemplo para medicina personalizada. É o que chamamos de oncologia de precisão. A terapia com comprimidos, por exemplo, já é uma realidade”, diz o médico oncologista Luiz Henrique Araújo, pesquisador do Inca (Instituto Nacional do Câncer) e do Instituto COI (Centro de Oncologia Integrado).

É importante conscientizar a população sobre o câncer de pulmão, as formas de prevenção, a importância do diagnóstico precoce e os tipos de tratamento. A doença causa a morte de mais de 30 mil pessoas todos os anos, somente no Brasil, segundo o Inca. Dados do instituto apontam 30.200 novos casos (17.760 em homens e 12.440 em mulheres) anualmente. Parar de fumar, alerta Araújo, é a maneira mais eficaz de se prevenir contra o câncer de pulmão. A Amgen Brasil apoia ações que ampliam o conhecimento sobre a doença. Para saber mais sobre o tema, acompanhe os “Boletins Saúde Jovem Pan” no Spotify e Deezer. Quem tem a assistente virtual Alexa também pode acessar os conteúdos. Basta dar a voz de comando: “Alexa, toque Boletim Saúde Jovem Pan”.

Fonte: Jovem Pan

 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive