top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[MATÉRIA] Gerente de Atenção à Saúde da ANS fala sobre novo rol

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015


A Agência Nacional de Saúde (ANS) tem sempre presença confirmada nos Fóruns do Instituto Oncoguia, mostrando-se assim comprometida com a causa do câncer e a transmissão de informações sobre as ações da agência regulatória.

Nesta edição nacional do evento, a Gerente de Assistência à Saúde da Agência, Dra. Karla Coelho, ministrou palestra sobre o novo rol de procedimentos da ANS, que entrou em vigor no primeiro dia de 2014.

Levou ao público as novidades de incorporação na área oncologia e, também, de gestão da Agência.

Comitê

Dra. Karla contou que a ANS criou um comitê permanente para as revisões dos rols, composto de representantes de hospitais, sindicatos, Ministério Público, Poder Judiciário, conselhos médicos e associações de pacientes, entre outros.  

"É um grupo muito rico que torna as discussões calorosas, mas fundamentais para as nossas decisões. O Instituto Oncoguia faz parte".

E complementou:

"Além de debater as demandas de cada setor da saúde, queremos capacitar os membros com relação à economia em saúde, incorporação baseada em evidências, diretrizes clínicas, etc."

Participação - A médica mostrou entusiasmo ao falar sobre o número de contribuições oriundas de consumidores na última Consulta Pública da ANS. Dentre as 7.340 contribuições online, 50% foram de pacientes, sinalizando que este público está atento ao que espera de seu plano de saúde.

Em oncologia, o número máximo de solicitação de usuários foi pela inclusão da Radioterapia com Intensidade Modulada (IMRT) para tumores de cabeça e pescoço.

A IMRT é uma modalidade avançada de tratamento extremamente preciso, que permite administrar altas doses de radiação aos volumes alvos, minimizando as doses nos tecidos normais adjacentes de forma muito eficaz.

Embora houvesse pedidos para incorporação deste tratamento para diversos tipos de câncer, esclareceu a médica, o mais fundamental e com decisão compactuada com a Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) foi pela incorporação aos tumores de cabeça e pescoço.

Dentre o total de contribuições, 2.374 diziam respeito a procedimentos que já constavam no rol  e 4.275 foram analisados quanto ao mérito.

Novidades em oncologia

Além da IMRT, em oncologia foram criadas diretrizes genéticas para os genes BRCA1 e BRCA2, ampliado o uso do PET-CT (técnica de diagnóstico por imagem que além de mostrar imagens da anatomia do corpo humano, avalia alterações metabólicas do organismo) de 3 para 8 indicações, criado o protocolo de utilização de bolsas de colostomia e incluída a medicação oral ou químio oral, para cânceres como de sangue, pele, próstata, intestino, colo de útero, ossos, fígado e cabeça e pescoço.

"Essa era uma demanda reprimida há muito tempo e agora conseguimos atender. Infelizmente ainda não é para todos os tipos de câncer. Mas já avançamos muito.", opinou.

Caso queira conhecer o novo rol de procedimentos da ANS e os detalhes relativos à oncologia, acesse o site da Agência Nacional de Saúde.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive