[MATÉRIA] Câncer na juventude: Desafios e superações

São cada vez mais comuns na imprensa notícias sobre jovens atingidos pelo câncer: A garota de 22 anos em tratamento para o câncer de mama, o adolescente que descobriu uma neoplasia comum em pessoas acima dos 50 anos, o jovem na casa dos vinte lutando contra o câncer de testículo (...).

Embora não haja um grande número de estudos que apontem para o aumento da incidência do câncer entre jovens, algumas pesquisas publicadas recentemente relacionam o crescimento no número de casos a fatores comportamentais.

Estudo da Clinica Mayo, dos Estados Unidos, publicado no ano passado na Revista Mayo Clinic Proceedings, revelou que as taxas de melanoma (tipo mais grave de câncer de pele) vêm aumentando entre pessoas com menos de 40 anos e, segundo os achados da pesquisa, o quadro seria decorrente do uso de câmeras de bronzeamento naquele país.

Também, os tumores de boca e garganta estão, cada vez mais, afetando jovens - constataram uma série de levantamentos conduzidos no Brasil. Tais neoplasias, que costumavam atingir indivíduos acima de 50 anos (com histórico de alcoolismo e tabagismo), estariam batendo à porta dos jovens com mais frequência em decorrência de infecções pelo papiloma vírus humano (HPV). Estudo realizado pelo Hospital A.C. Camargo em 2012, apontou que 32% dos jovens pacientes com câncer de cabeça e pescoço tratados na instituição eram portadores do vírus.

Saiba mais sobre o HPV

O câncer de mama é outra neoplasia que está atingindo jovens mulheres com mais frequência. Dr. Ademar Lopes, vice-presidente do Hospital A.C. Camargo, relaciona o aumento de casos com o comportamento social da mulher contemporânea. "As mulheres estão casando mais tarde, tendo filhos mais velhas e em menor número. Há dados estatísticos que apontam que quanto menos se amamenta, maiores são os riscos do câncer de mama”.

Comportamento Jovem e Câncer

A mineira Kelly Barbosa, 24 anos, terminou há pouco tempo o tratamento do câncer de mama. O tumor foi diagnosticado em 2012, e, ainda com o diagnóstico em mãos, a jovem estudante de Comércio Exterior custou a acreditar na notícia.

"Como uma jovem como eu poderia ter câncer? Essa não é uma doença de pessoas mais velhas?”.

A incredulidade levou à garota à ação. Ainda durante o tratamento passou a multiplicar mensagens entre os jovens, nas redes sociais e em palestras, sobre a importância de repensar comportamentos nocivos à saúde.

"A gente estuda, trabalha, têm vida social atribulada. No meio de tudo disso, nos esquecemos de cuidar da saúde. Comemos mal, levamos vida sedentária e não pensamos na preservação do nosso corpo, que garantirá a vida saudável no futuro”.

De fato. Considerando-se que entre os fatores de risco a uma série de tipos de câncer estão o sedentarismo, a má alimentação, a obesidade e o HPV, por exemplo, o jovem brasileiro não está seguindo o ABC da prevenção.

Para o médico psiquiatra, colunista e escritor de livros sobre o comportamento de jovens e educação familiar, Içami Tiba, o declínio do valor ao afeto pode ser um dos fatores de risco a doenças entre jovens. "A vida sexual se inicia cada vez mais precocemente, e o afeto saiu de cena”.

Sensibilização para a prevenção - Dr. Tiba explica que o jovem tem uma forte tendência a negar o que não lhe interessa e deixar de lado aquilo que não entende!

"Por isso, acredito que a primeira e melhor forma de sensibilizar o jovem sobre os riscos do câncer, é informa-lo, com propriedade, que o câncer não mata se diagnosticado no início”.

Neste contexto, para o psiquiatra, o melhor porta-voz da informação seriam outros jovens. "Os jovens se identificam”. Falam a mesma língua. Seria muito mais eficiente, para a prevenção, uma comunicação entre os pares que aquela entre pais e filhos, por exemplo. Na opinião do psiquiatra, campanhas criadas pelo Ministério da Saúde, deveriam contar com jovens como interlocutores.

E é isso o que Kelly vem fazendo em Contagem! Transformando a percepção de outros jovens a respeito do câncer, através de sua experiência pessoal:

"A minha juventude é meu instrumento de choque e mobilização. É o meu caso que levo para perguntar a outras garotas se conhecem o seu corpo, se têm casos de câncer na família, se visitam o ginecologista ou mastologista com frequência”.

Os impactos na Vida do Jovem Paciente

Trabalho de manhã, almoço de vinte minutinhos, passada rápida no correio, jornada vespertina no escritório. Ônibus, metrô, trem, lanche no caminho. Uma, duas, três aulas na faculdade. Pronto? Não! Matéria pendente para estudar, amigo de longe para visitar.

A vida do jovem brasileiro, principalmente os residentes nas grandes cidades, acontece a mil por hora, em dias que parecem ter mais de 48 horas. Mas o diagnóstico de um câncer nessa fase da vida tende a interromper temporariamente o ciclo, deixando lacunas e gerando impactos.

A presidente do Instituto Oncoguia e psico-oncologista, Luciana Holtz, orienta os pacientes a afastarem-se o mínimo possível da ‘rota’ normal de sua vida, respeitando os limites do corpo, porém sem entregarem-se à doença.

"Com a rotina do tratamento, o câncer ocupa mesmo muito do dia do paciente. No entanto, é importante que se lembre de tudo o que vem além da doença, respeitando as demandas do corpo e as orientações médicas, mas sem deixar de viver. É possível trabalhar, trabalhe. É possível encontrar os amigos, faça isso. Mantenha-se em conexão com o que te dá prazer e afaste os seus pensamentos do câncer!”.

Kelly lembra que sentiu o peso da cessação na vida. Trancou a faculdade e interrompeu o relacionamento estreito com os parentes e amigos, já que com a queda na imunidade – quadro comum durante o tratamento – o médico lhe orientou-a resguarda-se. "Festas de família, cinema, teatro, vida profissional agitada... tudo isso teve de ser deixado de lado por um momento, e não foi fácil para mim”, lembra.

No entanto, ela encontrou as suas terapias ocupacionais. Antes do câncer, Kelly não se arriscava na cozinha, mas durante o tratamento, a fim de ocupar-se, colocou a mão na massa, nos cupcackes e nas comidas mineiras.

Hoje, diz, é uma cozinheira de mão cheia.

A estudante afirma que o carinho e o amor incondicionais da família, dos amigos e do namorado, foram fundamentais para o seu processo de tratamento. O namorado Cristiano, lembra, lhe ajudou a curar-se com "pílulas de amor”!

"Ele não saiu do meu lado. Raspou o cabelo comigo, me amparou nos momentos de maior fraqueza, chorou. Isso fortaleceu nosso amor. Hoje, planejamos até casar!”, diz.

Preconceito, o maior impacto

Para Kelly Barbosa, o maior impacto do câncer é o preconceito. Finalizado o tratamento, a garota saiu em busca de emprego e nas diversas entrevistas que participou, quando dizia a razão da interrupção profissional, a resposta era a mesma. "Você não se enquadra em nosso perfil”. Indignada, passou a esconder a notícia. "Não gosto, mas tenho que mentir. Que regra é essa que diz que as pessoas que têm câncer não podem progredir profissionalmente?”.


Sem Traumas

Antoane Fernandes tem 25 anos e foi diagnosticado com câncer de testículo no ano passado. O jovem ator, dublador, bom leitor e seguidor da religião Wikka, é uma daquelas pessoas que, aos poucos, revela vocações: Para compreender as surpresas da vida, encontrar motivos para rir, adaptar-se. Na reta final do tratamento, ele fala com muita tranquilidade sobre o processo da sua doença.

Lembra-se do dia em que os pais entraram em seu quarto, com semblantes sérios e os olhos marejados, para darem a notícia da doença.

"Tá. Tenho câncer. Agora, parem de chorar, porque eu não vou morrer. Quando começo o tratamento?”.

O tratamento não é fácil, e isso Antoane não nega. Mas afirma, no entanto, que teve sempre disposição ao bem estar. "Tenho tendência a rir de mim mesmo e isso me ajudou e ajuda no tratamento. As pessoas, às vezes até estranham. Um dia, em que estava internado, um tio me ligou para saber como eu estava e eu disse (...). Pois é tio, agora eu sou um canceriano com câncer!”.

A aptidão natural do rapaz à cura teve sempre reforços imprescindíveis. Família acolhedora e amigos para todas as horas compõem o escopo do seu tratamento. Durante as fases mais pesadas da doença, quando a imunidade estava baixa e a balada proibida, a reunião acontecia na sala de sua casa.

"Isso sempre aconteceu. A gente arreda o sofá da casa, liga o som, e a festa acontece aqui mesmo!”. Ele lembra que no dia do aniversário de 24 anos (a idade que muitos rapazes preferem chamar de 23 + 1) a mãe preparou uma festa surpresa. O tema? Barbie! O convidado especial? Uma drag queen!

Falta pouco para que o tratamento de Antoane termine. A cirurgia para a retirada do tumor primário está em vias de ser marcada. Enquanto isso, sim, o rapaz segue a vida em ritmo desacelerado....mas com muitos planos para a hora de acelerar de novo!
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho