Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Luta para superar câncer inspira jovem a orientar na web sobre a doença

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 01/11/2019 - Data de atualização: 01/11/2019


Luta para superar câncer inspira jovem a orientar na web sobre a doença — Foto: Arquivo Pessoal

A luta de Sonia Niara Sales para superar o câncer a inspirou a auxiliar outros pacientes contra a doença. Na web, a jovem de 28 anos encontrou uma alternativa para informar sobre temas relacionados ao câncer.

Sonia mantém um canal de vídeos com 17,7 mil inscritos e um perfil com 4,7 mil seguidores com informações sobre a doença. Ela afirma que durante o tratamento encontrou muita desinformação sobre o câncer e decidiu falar sobre o assunto para ajudar outras pessoas que enfrentam a doença.

"Eu recebia mensagens milagrosas, notícias falsas de alimentos que curam câncer, que usar sutiã causa câncer de mama, remédios que prometiam a cura”, relata.

Além disso, ela afirma que também tinha dificuldade porque os textos eram muito técnicos. "Quando eu pesquisava eram dados, números, pesquisas, e eu queria ver a história das pessoas porque os números nos assustam e pra quem tá vivendo essa fase, é desanimador", relata.

Doença e inspiração
Sonia estudava medicina veterinária quando começou a sentir sintomas como caroços, coceiras pelo corpo e muito cansaço. Ela procurou um médico e foi diagnosticada com o câncer de Linfoma de Hodgkin no último estágio de evolução. A universitária que morava em Jaboticabal para estudar, precisou voltar para a casa em Jambeiro (SP) para começar os tratamentos.

Os cuidados na primeira fase da quimioterapia foram fundamentais para o tratamento. "Eu podia ter uma vida normal, mas tinha que ter cautela na hora de frequentar lugares com muitas pessoas, sem ventilação e com aglomerações então surgiu a ideia do blog, eu queria fazer uma plataforma em que as pessoas pudessem aprender alguma coisa sobre a doença", diz.

Com base na sua experiência, Sonia começou a 'traduzir' os termos médicos e buscar fontes especializadas para se informar. Como paciente, no seu blog ela instruía as pessoas a sempre procurarem os tratamentos convencionais se recebessem essas notícias viralizadas. "Porque ao receber e acreditar nessas informações, o maior risco é a nossa vida".

Após receber alta em 2016, Sonia começou a cursar Jornalismo com o objetivo de seguir atuando com seus projetos, seu blog e canal. A influenciadora se dedica às produções na área de saúde, em especial à produção e esclarecimentos de informações que circulam na rede sobre câncer.

"Apesar de cada caso ser um caso, o paciente não pode desanimar. Não acredite em tudo que recebe em aplicativos e redes sociais. Procure um especialista. A esperança tem que nos motivar sempre".

Fonte: G1

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive