Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Lista preliminar da ANS não inclui importantes medicamentos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/02/2021 - Data de atualização: 12/02/2021


O que houve?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar realizou, nesta quarta-feira (10), a 543ª reunião da Diretoria Colegiada para apreciar a proposta relacionada ao processo de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, e deverá deliberar sobre sua aprovação ainda este mês.

Durante a reunião foi apresentada a proposta de Resolução Normativa que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, substituindo a Resolução Normativa n° 428/17, bem como o Relatório da Consulta Pública nº 81. 

Confira aqui a deliberação preliminar apresentada pela ANS sobre os medicamentos antineoplásicos orais.

Análise dos medicamentos oncológicos

Em novembro de 2020, o Instituto Oncoguia enviou suas contribuições à Consulta Pública n° 81, a respeito da Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – Ciclo 2019/2020. 

As sociedades médicas de especialidades filiadas à Associação Médica Brasileira (AMB) têm sido as referências técnicas consultadas e consideradas pelo Instituto Oncoguia na ocasião de consultas públicas envolvendo avaliação de tecnologias em saúde. Sendo assim, no que diz respeito aos aspectos relacionados às evidências clínicas (eficácia, segurança, efetividade e qualidade metodológica dos estudos), o Instituto Oncoguia encaminhou um total de 41 contribuições, ratificando os posicionamentos (todos favoráveis à incorporação ao rol) apresentados pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE), atualmente entidades médicas de referência no país, e que respondem cientificamente pelas medicações e tecnologias oncológicas demandadas nesta consulta.

Em relação aos antineoplásicos orais, a ANS não fez nenhuma alteração em relação à lista apresentada na ocasião da Consulta Pública. 

Apesar da inclusão de 24 novas indicações/medicamentos no Rol que deverá vigorar a partir de março de 2021, a ANS deixou de fora do Rol tratamentos oncológicos fundamentais segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), a saber:

Carcinoma Hepatocelular
131 - Radioembolização Hepática
132 - Radioembolização hepática metástases de câncer colorretal
136 - Termoablação para metástase hepática

Nódulos benignos de tireóide
137 - Termoablação para nódulos benignos de tireóide

Tumores Ósseos
138 - Termoablação para tumores ósseos

Tumores Renais
139 - Termoablação para tumores renais

Câncer de Ovário
219 - Olaparibe, Indicação 1, Recidivado
220 - Olaparibe , Indicação 2, Avançado com Mutação BRCA

Câncer de Mama 
118 - Teste de 21 genes para perfil de expressão gênica de tumor de mama
221 - Palbociclibe MAMA+C37
223 - Abemaciclibe - Indicação 2, associado a inibidor da aromatase
224 - Abemaciclibe - Indicação 3, monoterapia
225 - Olaparibe

Câncer de Pulmão
112 - Painel de sequenciamento de nova geração do DNA circulante tumoral 
135 - Termoablação de tumor pulmonar
229 - Crizotinibe

Câncer Renal
233 - Axitinibe
235 - Lenvatinibe

Câncer Colorretal
236 - Regorafenibe

Câncer de Pele Basocelular
243 - Vismodegibe 

Linfomas, Leucemias
251 - Acalabrutinibe - Linfoma de Células do Manto

Policetemia Vera
259 - Ruxolitinibe

O Oncoguia reconhece o extenuante trabalho realizado pelos servidores da ANS durante o processo de atualização do rol, mas manifesta sua insatisfação e preocupação com a não incorporação das tecnologias acima mencionadas.

E agora?

O colegiado apenas apreciou a matéria, adiando sua deliberação. Alguns diretores solicitaram a apresentação de relatórios de impactos orçamentários para poder deliberar sobre a matéria.
O Instituto Oncoguia empreenderá os esforços necessários para que o rol de fato seja atualizado integrando as tecnologias que defendemos na oportunidade da Consulta Pública.
 

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive