Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Linfoma não Hodgkin: entenda o tipo de câncer que vitimou jornalista Artur Xexéo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/06/2021 - Data de atualização: 28/06/2021


Na edição desta segunda-feira (28) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que é o linfoma não Hodgkin, câncer que vitimou o jornalista e escritor Artur Xexéo, aos 69 anos. Diagnosticado com a doença há duas semanas, ele passou mal e teve uma parada cardiorrespiratória no dia seguinte à primeira sessão de quimioterapia.

Dois dias depois, Xexéo não resistiu e morreu, em uma clínica particular, na zona sul do rio de janeiro. As informações foram confirmadas pelo jornal O Globo, onde ele era colunista. 

"O linfoma é um câncer que atinge o sistema linfático, onde os linfócitos são as células acometidas. Quando temos o acometimento de um linfonodo apenas, chamamos isso de linfoma do tipo Hodgkin, que acomete muito mais os jovens e a chance de cura é maior", explicou Gomes.

"Quando o acometimento é múltiplo, em diversos linfonódos, temos o linfoma não Hodgkin, que é uma característica mais agressiva, aparece em pessoas de mais idade e é mais difícil pensar em evoluir para a cura", completou.

Sintomas
O linfoma não Hodgkin pode apresentar alguns sintomas brandos e, segundo Fernando Gomes, o surgimento de um caroço no corpo é um dos principais deles. "Nota-se que o linfonodo aumenta, ou seja, surge um caroço no corpo. Também febre, baixa energia e mal-estar são sintomas que, quando pesquisados, são capazes de identificar a presença do tumor".

Fonte: CNN Brasil



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive