Especial

Qualidade de vida


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Lidando com náuseas e vômitos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/04/2020 - Data de atualização: 02/04/2020


A náusea pode ser definida como uma sensação de desconforto associada a uma vontade de vomitar. Normalmente, é referida como enjoo ou ânsia e é percebida na garganta ou como dor no estômago.

Aproximadamente 80% dos pacientes em tratamento do câncer apresentam quadros de náuseas e vômitos. Mas existem muitos medicamentos que podem controlar bem esses sintomas.

Causas das náuseas e vômitos

As náuseas e vômitos no paciente com câncer podem ser provocados ​​por muitas razões. Na maioria das vezes, são problemas de curto prazo e desaparecem com o término do tratamento. Se perdurarem, não melhorarem com o fim do tratamento ou dificultarem a ingestão de alimentos ou de bebidas, informe, imediatamente, seu médico.

Problemas provocados pelas náuseas e vômitos

Quando náuseas e vômitos forem intensos ou perdurarem por muito tempo, podem dificultar a execução de suas tarefas diárias. Também podem atrapalhar a realização de seu tratamento oncológico.

O vômito pode levar à desidratação, que é a falta de líquidos e minerais necessários ao organismo. Também pode fazer você se sentir cansado, com problemas de concentração, perder peso e apetite. Esses efeitos colaterais devem ser tratados imediatamente para ajudá-lo a manter seu peso e energia.

Tratamento das náuseas e vômitos

Os medicamentos usados ​​para controlar a náusea são denominados antieméticos. Todo paciente em tratamento oncológico pode e deve receber medicamentos para prevenir náuseas e vômitos.

Os medicamentos antieméticos são administrados regularmente durante o dia, ou seja, o paciente toma mesmo que não apresente sintomas. Mas, às vezes, a administração desses medicamentos é feita conforme a necessidade; o paciente deve tomar a medicação ao primeiro sinal de náusea para evitar que fique pior. Às vezes, 2 ou mais medicamentos são administrados simultaneamente.

Como diminuir náuseas ou vômitos

No caso de você estar fazendo quimioterapia ou radioterapia, para reduzir náuseas e vômitos:

  • Tente alimentar-se normalmente enquanto estiver fazendo o tratamento. A maioria dos pacientes prefere fazer uma refeição leve ou um lanche antes das sessões de quimioterapia.
  • Prefira alimentos e bebidas de fácil digestão ou que fazem você se sentir melhor.
  • Use roupas confortáveis.
  • Informe seu médico quando os medicamentos antieméticos não estiverem fazendo efeito.
  • Evite sons, imagens e odores que provocam náuseas e vômitos.
  • Converse com seu médico sobre alternativas que você pode tentar, como hipnose, biofeedback ou imagens guiadas.

O que você pode fazer para se alimentar da melhor forma possível durante o tratamento:

  • Não seja exigente com você mesmo se não conseguir comer. Tente fazer pequenas refeições ou lanches ao longo do dia, em vez de três grandes refeições.
  • Adicione calorias e proteínas extras às suas refeições. Os suplementos nutricionais podem ajudar durante esse período. Procure experimentar diferentes marcas para descobrir novos sabores. Nunca tome por conta própria nenhum suplemento ou medicamento. É importante que seu médico saiba o que você está tomando e quando.
  • Ingira alimentos que lhe são apetitosos.
  • Experimente alimentos frios ou em temperatura ambiente.
  • Aproveite ao máximo os dias em que se sente bem e sente vontade de comer. Mas ouça seu corpo. Não se force a comer.
  • Peça ajuda a familiares e amigos para fazer compras e cozinhar.
  • Mantenha a boca limpa. Escove os dentes e lave a boca toda vez que vomitar. Comer bem é importante durante e após o tratamento. Se você apresenta efeitos colaterais dos medicamentos antieméticos ou eles não estão controlando os sintomas, converse imediatamente com seu médico.

Conversando com seu médico

Náuseas e vômitos podem ser efeitos colaterais do tratamento do câncer. Mas não significa que não possam ser tratados. Converse com seu médico se estiver sentindo náuseas para que a causa possa ser diagnosticada e tratada.

Fonte: American Cancer Society (Junho/2017)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive