Lidando com náuseas e vômitos

A náusea pode ser definida como uma sensação de desconforto associada a uma vontade de vomitar. Normalmente, é referida como enjoo ou ânsia e é percebida na garganta ou como dor no estômago.

Aproximadamente 80% dos pacientes em tratamento do câncer apresentam quadros de náuseas e vômitos. Mas existem muitos medicamentos que podem controlar bem esses sintomas.

Causas das náuseas e vômitos

As náuseas e vômitos no paciente com câncer podem ser provocados ​​por muitas razões. Na maioria das vezes, são problemas de curto prazo e desaparecem com o término do tratamento. Se perdurarem, não melhorarem com o fim do tratamento ou dificultarem a ingestão de alimentos ou de bebidas, informe, imediatamente, seu médico.

Problemas provocados pelas náuseas e vômitos

Quando náuseas e vômitos forem intensos ou perdurarem por muito tempo, podem dificultar a execução de suas tarefas diárias. Também podem atrapalhar a realização de seu tratamento oncológico.

O vômito pode levar à desidratação, que é a falta de líquidos e minerais necessários ao organismo. Também pode fazer você se sentir cansado, com problemas de concentração, perder peso e apetite. Esses efeitos colaterais devem ser tratados imediatamente para ajudá-lo a manter seu peso e energia.

Tratamento das náuseas e vômitos

Os medicamentos usados ​​para controlar a náusea são denominados antieméticos. Todo paciente em tratamento oncológico pode e deve receber medicamentos para prevenir náuseas e vômitos.

Os medicamentos antieméticos são administrados regularmente durante o dia, ou seja, o paciente toma mesmo que não apresente sintomas. Mas, às vezes, a administração desses medicamentos é feita conforme a necessidade; o paciente deve tomar a medicação ao primeiro sinal de náusea para evitar que fique pior. Às vezes, 2 ou mais medicamentos são administrados simultaneamente.

Como diminuir náuseas ou vômitos

No caso de você estar fazendo quimioterapia ou radioterapia, para reduzir náuseas e vômitos:

  • Tente alimentar-se normalmente enquanto estiver fazendo o tratamento. A maioria dos pacientes prefere fazer uma refeição leve ou um lanche antes das sessões de quimioterapia.
  • Prefira alimentos e bebidas de fácil digestão ou que fazem você se sentir melhor.
  • Use roupas confortáveis.
  • Informe seu médico quando os medicamentos antieméticos não estiverem fazendo efeito.
  • Evite sons, imagens e odores que provocam náuseas e vômitos.
  • Converse com seu médico sobre alternativas que você pode tentar, como hipnose, biofeedback ou imagens guiadas.

O que você pode fazer para se alimentar da melhor forma possível durante o tratamento:

  • Não seja exigente com você mesmo se não conseguir comer. Tente fazer pequenas refeições ou lanches ao longo do dia, em vez de três grandes refeições.
  • Adicione calorias e proteínas extras às suas refeições. Os suplementos nutricionais podem ajudar durante esse período. Procure experimentar diferentes marcas para descobrir novos sabores. Nunca tome por conta própria nenhum suplemento ou medicamento. É importante que seu médico saiba o que você está tomando e quando.
  • Ingira alimentos que lhe são apetitosos.
  • Experimente alimentos frios ou em temperatura ambiente.
  • Aproveite ao máximo os dias em que se sente bem e sente vontade de comer. Mas ouça seu corpo. Não se force a comer.
  • Peça ajuda a familiares e amigos para fazer compras e cozinhar.
  • Mantenha a boca limpa. Escove os dentes e lave a boca toda vez que vomitar. Comer bem é importante durante e após o tratamento. Se você apresenta efeitos colaterais dos medicamentos antieméticos ou eles não estão controlando os sintomas, converse imediatamente com seu médico.

Conversando com seu médico

Náuseas e vômitos podem ser efeitos colaterais do tratamento do câncer. Mas não significa que não possam ser tratados. Converse com seu médico se estiver sentindo náuseas para que a causa possa ser diagnosticada e tratada.

Fonte: American Cancer Society (Junho/2017)

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho