Tipos de Câncer

Câncer de Tireoide

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Condições Benignas da Tireoide

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/04/2015 - Data de atualização: 26/11/2019


As principais condições benignas da tireoide são:

  • Aumento da tireoide

Alterações no tamanho e forma da glândula tireoide muitas vezes podem ser sentidas ou mesmo vistas pelos pacientes ou pelo médico.

O crescimento anormal da glândula tireoide é denominado bócio. Alguns bócios são difusos, o que significa que afetam toda a glândula. Outros são bócios nodulares, o que significa que a glândula apresenta uma ou mais saliências. Existem muitas razões para a glândula tireoide ser maior do que o usual e, na maioria das vezes, não é câncer. Tanto o bócio difuso como o nodular são geralmente causados por um desequilíbrio de determinados hormônios. Por exemplo, uma dieta pobre em iodo pode provocar alterações nos níveis hormonais e levar a um bócio. Uma forma de resolver essa situação é a adição de iodo ao sal comum de cozinha.

  • Nódulos tireoidianos

A maioria dos nódulos da tireoide é benigna, mas de 10 a 15% são malignos. Às vezes esses nódulos produzem excesso de hormônio tireoidiano e causam hipertireoidismo. Os nódulos que produzem o aumento do hormônio da tireoide são quase sempre benignos.

As pessoas podem desenvolver nódulos tireoidianos em qualquer idade, mas eles ocorrem mais comumente em adultos. Menos de 10% dos adultos têm nódulos palpáveis na tireoide. Mas quando a tireoide é visualizada por um ultrassom, muitas pessoas tem nódulos pequenos, que não são palpáveis, e que na maioria das vezes é benigna.

A maioria dos nódulos são cistos preenchidos com líquido ou com uma reserva de secreção constituída por hormônio e enzimas chamada coloide. Os nódulos sólidos têm pouco líquido ou coloide, e são mais susceptíveis de serem cancerígenos. Ainda assim, alguns desses nódulos sólidos não são cânceres.

Os nódulos benignos da tireoide não precisam ser tratados, desde que não cresçam ou apresentem qualquer sintoma.

Fonte: American Cancer Society (14/03/2019)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive