Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[LEGISLATIVO] CPI do Câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 01/06/2017 - Data de atualização: 01/06/2017


O que houve?

O Deputado Fábio Sousa (PSDB/GO), apresentou nesta quarta-feira (31) o requerimento (RCP 39/2017) de pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar a falta de tratamento contra o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e as denúncias de desvios de recursos na área motivaram.
 
De acordo com informações apresentadas pelo próprio deputado, a cada 10 brasileiros que procuram terapia contra a doença pelo SUS, quatro não são atendidos.
O deputado também expõe a situação de diversos estados brasileiros, que não possuem sequer um equipamento de quimioterapia ou radioterapia, enquanto outros mantêm os seus encaixotados por meses. A dificuldade enfrentada pelos pacientes que dependem do SUS, segundo o parlamentar, é generalizada.
 
"Nós temos uma lei aprovada neste parlamento, já sancionada pela presidente deposta, que determina que uma pessoa que é diagnosticada com câncer deve começar o tratamento em 60 dias pelo SUS. É uma lei ótima, mas que não é aplicada. Nós temos estados no Brasil onde não há uma máquina. No estado de Roraima não tem um equipamento de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde. O Brasil inteiro, Norte e Nordeste, são as regiões que mais sofrem. O interior de São Paulo, onde você tem hospitais famosos no combate ao câncer, há cidades onde não tem maquinário, tratamento e profissional disponíveis.”
 
Fábio Sousa alerta que a agilidade no diagnóstico e tratamento do câncer é fundamental para a sobrevivência do paciente, mas que a velocidade na qual o SUS disponibiliza os recursos necessários aos enfermos faz com que a doença seja uma sentença de morte. Ele acredita que, com a investigação aprofundada do sistema por meio da CPI, poderá identificar as causas da precariedade e propor soluções para melhorar a qualidade do tratamento.
 
"Eu acho que, basicamente, a minha ideia é investigar as denúncias que estão sendo feitas, porque os recursos e o maquinário não estão chegando, identificar se é corrupção ou negligência e, por fim, propor, pois não podemos ser somente policialescos aqui. Nós temos que ter uma iniciativa. Qual a proposta que o parlamento vai fazer para que isso não volte a acontecer e as pessoas, através do SUS, possam se tratar”, afirmou.
 
E agora?

Aguarda-se a apreciação do requerimento pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Fonte: Site do PSDB

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive