Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Lançada Frente Parlamentar Mista em prol da luta contra o câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 25/03/2019 - Data de atualização: 25/03/2019


O que houve?

Deputados e senadores lançaram no último dia 13, a Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta Contra o Câncer. “Dados do Instituto Nacional do Câncer demonstram que a doença é responsável por mais de 12% de todas as causas de óbito no mundo. No Brasil, o instituto estima mais de 600 mil casos por ano”, contabiliza a deputada Silvia Cristina (PDT-RO), que vai coordenar o grupo.

Ela explica que a nova frente parlamentar vai avaliar e sugerir medidas que fortaleçam a pesquisa e o desenvolvimento científico de tratamentos para o câncer. A frente também vai “apoiar as unidades de saúde que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer”, completa Silvia Cristina.

Sem estrutura

Em entrevista à Rádio Câmara, Silvia Cristina afirmou que hoje falta estrutura para o tratamento e a detecção da doença, como aparelhos de mamografia, por exemplo, "que não são aparelhos caros". 

"Para se ter uma ideia, em 2006, em Rondônia só havia uma máquina de radioterapia que ficava mais quebrada do que funcionava", relembra a deputada, que enfrentou a doença naquela época.

Apoiadores

Em discurso, o deputado Eduardo Braide (PMN-MA) destacou que perdeu a mãe com câncer de mama em 2010. Com isso, apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), apresentada em 2011 na Assembleia Legislativa do Maranhão, que criou o Fundo Estadual de Combate ao Câncer. “A proposta foi regulamentada pelo Governo do Estado  e estabelece que 5% do ICMS da venda de cigarros e 3% do ICMS da venda de bebidas devem ser destinados ao Fundo Estadual de Combate ao Câncer”.

O deputado Dr. Frederico (Patri-MG), médico oncologista, que foi presidente da Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, disse que está totalmente comprometido com a causa. o deputado André Janones (Avante-MG) informou ter trabalhado durante 10 anos com famílias carentes que buscavam atendimento no SUS e se mostrou muito comprometido com a causa. O deputado Mário Heringer (PDT-MG),  médico ortopedista, ressaltou a importância do apoio a medidas preventivas do câncer.
 
A Sra. Ana Cristina Pinho Mendes Pereira, diretora-geral do Inca, informou que perdeu o marido em 2014, vítima de um câncer de pulmão. “Os números de novos casos de câncer são alarmantes. Em 2030 as mortes pelo câncer irá ultrapassar os casos de morte por doenças cardiovasculares”.

Medidas

Durante o lançamento, a deputada Flávia Morais relembrou conquistas como a Lei dos 60 dias e reforçou o seu comprometimento com a causa e com a aprovação do PL dos 30 dias para o diagnóstico do câncer.

O Sr. Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor, fez um apelo por mais financiamento e também uma crítica à desatualização da tabela do SUS, que não sofre reajuste há 16 anos. “Estamos discutindo uma proposta para que a tabela seja atualizada com a inflação”.
 
A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) falou sobre o trabalho que vem desenvolvendo e reforçou a importância do trabalho da Frente Parlamentar e da união dos deputados e senadores em prol da causa.

 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive