Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Justiça suspende cobrança do IPVA 2021 para PCD em São Paulo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 27/01/2021 - Data de atualização: 27/01/2021


A cobrança do IPVA 2021 para pessoas com deficiência que já tinham direito à isenção do imposto no ano passado foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) na última sexta-feira (22). A alteração na concessão de isenção havia sido regulamentada pela lei estadual nº 17.293, de dezembro de 2020, que restringia o benefício somente a proprietários de carros adaptados.

O juiz Nogueira Diefenthaler, relator da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra a Fazenda do Estado de São Paulo, concedeu a liminar após reconhecer “aparente violação ao princípio constitucional da isonomia”. Na decisão, o juiz ressalta que a nova regra de cobrança do IPVA 2021 cria “discriminação indevida entre os motoristas com deficiência, em prejuízo daqueles que têm deficiência grave ou severa mas que não necessitam de veículo adaptado”.

A lei estadual 17.293/2020 garante a isenção do IPVA 2021 apenas à “pessoa com deficiência física severa ou profunda que permita a condução de veículo automotor especificamente adaptado e customizado para sua situação individual”. Além disso, ainda podem requerer o benefício as pessoas com deficiência física, visual, mental, severa ou profunda, ou autismo, que as tornem totalmente incapazes de dirigir veículo automotor.

De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento, as alterações nas regras para concessão de IPVA visam garantir o direito a quem realmente precisa. “Nos últimos quatro anos, o número de veículos com isenção cresceu de 138 mil para 351 mil, um aumento de mais de 150%, enquanto o crescimento da população com deficiência no estado cresceu apenas 2,1% no mesmo período, segundo levantamento da Secretaria da Pessoa com Deficiência”, afirma a secretaria, em nota.

Fonte: Revista Carros

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive