Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Junho Laranja estimula cuidados com a leucemia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 09/06/2020 - Data de atualização: 09/06/2020


Quase 11 mil novos casos de leucemia serão diagnosticados neste ano, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). A campanha Junho Laranja foi instituída para estimular os cuidados com a enfermidade. “Por enquanto, a ciência não tem uma resposta completa do motivo de alguns pacientes desenvolverem a leucemia e a maioria dos casos não pode ser evitada, mas o tabagismo aumenta o risco de um dos tipos da doença”, explica Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

Os pacientes com leucemia apresentam acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. “Com a diminuição dos glóbulos brancos, a imunidade do paciente vai diminuir e ele estará sujeito a infecções. Além disso, pode ocorrer sangramentos, mais comuns nas gengivas e pelo nariz, e manchas roxas na pele”, explica o professor da Unifesp.

Entre outros, é sintoma da doença a presença de gânglios linfáticos inchados sem dor na região do pescoço e das axilas. O paciente pode ainda apresentar febre ou suores noturno, perda de peso sem motivo aparente, além de desconforto abdominal. “Mesmo que não apresente esses sintomas, é importante uma visita periódica ao médico para exames de rotina, que podem indicar alterações no organismo. A prevenção é a melhor maneira de evitar doenças, como a leucemia, em momentos que ela já avançou”, recomenda o oncologista.

Sobre Ramon Andrade de Mello

Oncologista clínico e professor adjunto de Cancerologia Clínica da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ramon Andrade de Mello tem pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Câncer de Pulmão no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra) e doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).

O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician (EUA) e é membro do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology – ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology – ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology – ASCO).

O oncologista é do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital 9 de Julho, em São Paulo, SP, e do Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU), em Bauru (SP).

Fonte: ABC do ABC

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive