Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Interação Medicamentosa

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 19/10/2015 - Data de atualização: 19/10/2015


O que pode acontecer quando eu tomo mais de um medicamento?

  • Um dos medicamentos pode perder o efeito terapêutico.
  • Causar efeitos colaterais indesejáveis.
  • Aumentar o efeito de um dos medicamentos.

Isso, se houver interação medicamentosa entre eles.

Chamamos de interação medicamentosa quando um medicamento, alimento ou bebida, interfere no efeito terapêutico de outro medicamento, mesmo quando são tomados em horários diferentes.

Algumas interações podem ser muito perigosas, por isso é um tema importante para você conhecer. O modo mais fácil de identificar uma interação medicamentosa é lendo a bula, quer seja um medicamento prescrito ou um medicamento comprado sem receita. Existe uma sessão na bula chamada "interações medicamentosas”. Ali você saberá se um medicamento interage com outro.

Existem dois tipos de interação medicamentosa:

Interação entre medicamentos - Acontece quando dois ou mais medicamentos reagem entre si e causam efeito indesejável no paciente.

Interação medicamento-alimento - Resulta da reação com alimentos ou bebidas. Em alguns casos o alimento ou o que você bebe pode afetar a absorção do medicamento. O contrário também pode acontecer. O medicamento pode prejudicar a absorção de certos nutrientes importantes para o organismo. Alguns medicamentos podem exercer o efeito mais rápido do que o necessário, mais devagar, melhor ou pior quando administrado com o estômago cheio de alimentos ou vazio.

Veja alguns exemplos de interações prejudiciais ao seu tratamento:

Medicamento (1)

Medicamento (2) ou alimento/bebida

Resultado

Imatinibe

Varfarina

Risco de sangramento

Dasatinibe

Schweppes®

(contem grapefruit)

Aumenta o nível de dasatinibe no sangue, consequentemente, aumenta o risco de efeito colateral.

Irinotecano

Lapatinibe

Erva de São João

Diminui o nível de irinotecano ou Lapatinibe no sangue, resultando em menos efeito do quimioterápico.

Tamoxifeno

Fluoxetina ou Paroxetina

Diminui o nível de tamoxifeno no sangue, resultando em menos efeito, podendo ocorrer a volta do câncer de mama.

          Fonte: Tatro DS. Drug Interactions Facts (2012)

Na consulta com o médico ou no atendimento com o farmacêutico, informe sobre todos os medicamentos que você toma (prescritos ou comprados sem receita). Informe também se faz uso de suplementos, vitaminas, plantas medicinais, fitoterápicos, e hábitos alimentares.

Você também pode ser um paciente ativo, verifique se os seus medicamentos tem risco de interação, leia a bula. Com um pouco de conhecimento você pode reduzir o risco de uma interação medicamentosa e efeitos colaterais. Na dúvida, pergunte ao profissional da sua equipe de tratamento (enfermeiro, médico ou farmacêutico). Não interrompa o tratamento sem antes conversar com um profissional

Caso tenha dúvidas entre em contato com nosso Programa de Apoio ao Paciente (PAP) pelo telefone 0800 773 1666 (Ligações gratuitas de telefone fixo), das 9h às 17h, de 2ªf a 6ªf.

Referências:

  • Avoid food drug interactions: a guide from the national consumers league and U.S. Food and Drug Administration (2013). www.fda.gov
  • Drug interactions: what you should know. Council on family health (2004). www.fda.gov
  • Tatro DS. Drug interaction facts, 2012.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive