Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Instituto Oncoguia representa o Brasil em Movimento Global pelo fim dos Cânceres Ginecológicos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2015 - Data de atualização: 24/08/2015


Dentre as estratégias do Instituto Oncoguia está a Carta Popular, documento apontando as prioridades para o enfrentamento dos cânceres ginecológicos, que será entregue ao Governo Federal

O Instituto Oncoguia, entidade sem fins lucrativos com sede na capital paulista, fundada em 2009 com a missão acabar com o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer no Brasil, por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa de direitos dos pacientes, é representante oficial brasileiro do movimento Globeathon, que objetiva pedir mais atenção aos lideres mundiais para os cânceres ginecológicos em mais de 80 países.

O Instituto Oncoguia aproveitará o movimento para dar voz às pacientes que convivem com o diagnóstico de um câncer ginecológico, apontando os desafios e barreiras para a garantia de seus direitos e melhor qualidade de vida. E também sensibilizará tomadores de decisão por meio da Carta Popular pelo fim dos cânceres da mulher que, juntamente com um abaixo assinado nacional, será entregue ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e à Presidente da República, Dilma Rousseff.

No dia 29 de setembro, data em que os países estarão caminhando e se manifestando, o Instituto Oncoguia e parceiros irão também às ruas para coletar assinaturas e informar as pessoas sobre esses tipos de câncer.

"Apontaremos as prioridades para que consigamos diminuir a incidência e mortalidade dos cânceres ginecológicos. Acreditamos no nosso papel e compromisso como sociedade civil organizada na colaboração e proposição de ações conjuntas com o Governo para otimizar a solução dos problemas enfrentados pelas pacientes”, esclarece a Presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz.

Cânceres Ginecológicos no Mundo

Câncer de colo de útero, ovário, vagina, vulva e endométrio. As neoplasias ginecológicas são responsáveis por 19% dos diagnósticos de câncer no mundo a cada ano, segundo a IARC - Agency for Research on Cancer (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer). Somente o câncer de ovário representa 230 mil casos e 140 mil óbitos. Não menos alarmante é o câncer de colo de útero, que tem grande incidência principalmente em países da Ásia, América do Sul e África.

Brasil - No Brasil o cenário não é diferente. Todos os anos são diagnosticados 7 mil novos casos de câncer de ovário e 18.430 de câncer de colo de útero. Este último representa a maior causa de mortes por câncer entre mulheres (atrás, apenas do câncer de mama) no país. "Este cenário decorre de fatores como a não adesão das mulheres ao Papanicolaou e à baixa qualidade dos exames realizados, à falta de informação sobre a doença e à enorme fila de espera para início do tratamento pelo SUS”, aponta Holtz.

A presidente conta ainda que em países desenvolvidos a incidência de câncer de colo de útero é quase zero. "Países como o Canadá, que há décadas implementaram políticas públicas de prevenção e rastreamento do câncer de colo de útero, a neoplasia praticamente não existe mais”.

Faça parte do Globeathon!

O Instituto Oncoguia convida os brasileiros a colaborarem com o movimento global, multiplicando o número de Cartas Populares e assinaturas.

Para solicitar o modelo da carta e registrar-se como voluntário, escreva para o e-mail institutooncoguia@oncoguia.org.br.

Globeathon no Mundo

Barbados, Canadá, Grenada, México, Estados Unidos, Colômbia, Chile Peru, Israel, Japão, Nepal, Sri Lanka, Jordânia, Taiwan, Libéria, Sudão, Egito, África do Sul, Alemanha, Itália Lituânia, Hungria, Dinamarca, Papua-Nova Guiné (...). São mais de 80 países e 53 organizações mobilizadas em torno da conscientização sobre os cânceres ginecológicos. 

Faça Parte!
______________________

Sobre o Instituto Oncoguia

O Instituto Oncoguia é uma entidade sem fins lucrativos com sede na capital paulista, fundada em 2009 com a missão de acabar com o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer no Brasil, por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa de direitos dos pacientes. Composta por equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde, direito e comunicação, o Instituto Oncoguia desenvolve projetos em 4 núcleos: Educação em Saúde; Apoio ao Paciente, Advocacy e Informação de Qualidade. Dentre os principais projetos estão o Portal Oncoguia(o maior e mais completo canal de informações brasileiro em oncologia), o Programa Navegador (na comunidade M´Boi Mirim) e o Programa de Apoio ao Paciente com Câncer, em que, por meio de ligações gratuitas, o paciente de qualquer lugar do Brasil pode tirar dúvidas a respeito de seus direitos, tratamentos e qualidade de vida.

www.oncoguia.org.br
PAP - 0800 773 1666

Mais Informações à Imprensa

Laís Zuttion
assessoriadeimprensa@oncoguia.org.br
Tel.: (11) 3053.6917 ou (11) 98428.0168



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive