Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Instituto Oncoguia lança Programa de Saúde Feminina em M´Boi Mirim

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/08/2015 - Data de atualização: 24/08/2015


A entidade prestará orientações às mulheres da macrorregião do M´Boi Mirim com o objetivo de sensibilizá-las sobre a importância do autocuidado em saúde e a prevenção do câncer, além de auxiliar as pacientes em tratamento

O Instituto Oncoguia, entidade sem fins lucrativos que tem por missão acabar com o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer no Brasil, por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa dos direitos dos pacientes agora tem endereço fixo na Comunidade M´Boi Mirim, em São Paulo.

Será lançado na quarta-feira, 17, o Oncoguia na Comunidade – Programa que objetiva mobilizar e conscientizar a comunidade para a importância da saúde da mulher e ser um facilitador do acesso rápido e de qualidade ao diagnóstico e tratamento do câncer.

A partir de agora, as mulheres (pacientes com câncer ou não) que vivem na macrorregião do M´Boi Mirim terão à disposição um espaço aberto e acolhedor, para informarem-se à respeito dos cuidados integrais à sua saúde e as formas de promovê-los.

A conscientização sobre a importância da mamografia e do Papanicolaou para o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo de útero; da adoção de hábitos de vida saudáveis; as formas de acessar os serviços públicos em saúde; a gama de direitos da paciente oncológica; a relevância da postura ativa da paciente diante de seu tratamento etc.

O Programa Oncoguia na Comunidade tem como base o Community Navigator Program (Programa Navegador na Comunidade) realizado há anos em diferentes locais pela American Cancer Society, metodologia de projetos norte americana que consiste no desenvolvimento de estratégias para facilitar a navegação do paciente durante sua trajetória pela doença e tratamento.

Quaisquer dúvidas que impedem ou dificultam a promoção das mulheres ao autocuidado em saúde poderão ser esclarecidas por integrante do programa. É a "Navegadora”, profissional da equipe Oncoguia que reside na comunidade de M´Boi Mirim e que, por isso, conhece de perto as demandas sociais da saúde, assim como os espaços e as melhoras formas de travar comunicação de resultado com os moradores.

As orientações serão dadas na Unidade Básica de Saúde Ipava (Avenida Taquandava, 31 - Cidade Ipava), às segundas e quartas-feiras, entre às 9h e 16h.

A Razão

A presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, explica que o Programa Oncoguia na Comunidade foi criado a partir da análise do contexto da saúde feminina no local, onde a falta de informações sobre os cânceres femininos e os mitos em torno das doenças - que impedem as mulheres de prevenirem-se e diagnosticá-las precocemente - a pouca clareza sobre fluxo de atendimento às mulheres e a longa fila de espera para o início dos tratamentos oncológicos, por exemplo, colocam-nas em situação de risco eminente à saúde e à vida.

"Muitas mulheres estão sofrendo. Sofrendo, pois não têm acesso à saúde, pois descobrem o câncer em estágios avançados, pois vêm seus direitos relegados, pois não têm apoio psicossocial (...). O programa pretende, então, junto das lideranças comunitárias, ir de encontro a tais bloqueios, minimizando o sofrimento das mulheres”.

Além dos plantões de atendimento, o Programa prevê a interface direta com as lideranças e parceiros locais para a criação e planejamento de ações conjuntas, o mapeamento contínuo do fluxo da saúde na comunidade e a realização de eventos e palestras relacionados às demandas da mulher e a sua saúde.

A American Cancer Society (ACS) e o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) são parceiros do Programa Oncoguia na Comunidade.

SERVIÇO

Programa Oncoguia na Comunidade

Local: UBS Cidade Ipava
Endereço: Avenida Taquandava, 31 - Cidade Ipava
Atendimento: Segundas e quartas-feiras
Horário: Das 9h às 16h
Telefone: (11) 5899.7497
_________________________________________________________________________________

Sobre o Instituto Oncoguia

O Instituto Oncoguia é uma entidade sem fins lucrativos com sede na capital paulista, fundada em 2009 com a missão de acabar com o preconceito, o sofrimento e as mortes causadas pelo câncer no Brasil, por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa dos direitos dos pacientes. Composta por equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde, direito e comunicação, o Instituto Oncoguia desenvolve projetos em 4 núcleos: Educação em Saúde; Apoio ao Paciente; Advocacy e Informação de Qualidade. Dentre os principais projetos estão o Portal Oncoguia (o maior canal de informações brasileiro em oncologia), o Programa Oncoguia na Comunidade M´Boi Mirim e o Programa de Apoio ao Paciente com Câncer, em que, por meio de ligações gratuitas, o paciente de qualquer lugar do Brasil pode tirar dúvidas a respeito de seus direitos, tratamentos e qualidade de vida.

www.oncoguia.org.br / 0800 773 1666

Mais Informações à imprensa

Laís Zuttion
assessoriadeimprensa@oncoguia.org.br

Tel: (11) 3053.6917 ou (11) 98428.0168



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive