Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

INSS: Sou portador de câncer, consigo me aposentar por invalidez?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 13/07/2020 - Data de atualização: 13/07/2020


No artigo de hoje vamos falar sobre um assunto pouco falado nas mídias e de grande importância, aposentadoria por invalidez, o INSS tem vários tipos de benefício para segurados, benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, entre outros, auxílios que amparam o trabalhador em momentos não esperados, seja por doença, acidente, etc. Hoje vamos abordar sobre a aposentadoria por invalidez para quem é portador de câncer

O QUE É APOSENTADORIA POR INVALIDEZ?

A aposentadoria por invalidez tem por objetivo remunerar o segurado que está definitivamente incapacitado para o exercício de atividade que lhe garanta sobrevivência. Seja por alguma doença ou sequela.

SOU PORTADOR DE CÂNCER POSSO ME APOSENTAR POR INVALIDEZ?

Se a incapacidade do portador da doença for considerada definitiva pela pericia médica do INSS o portador da doença terá direito SIM.

O portador de câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, porém, é preciso estar na qualidade de segurado.

SOU PORTADOR DE CÂNCER POSSO TER O AUMENTO DE 25% NA MINHA APOSENTADORIA?

Se o portador de câncer necessitar de assistência permanente de outra pessoa, o valor da aposentadoria por invalidez poderá ser aumentado em 25% nas situações previstas no anexo I, do decreto 3.048/99.

COMO CONSEGUIR A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ?

No geral todo segurado precisa cumprir esses requisitos e estar com suas contribuições em dia ou estar no período de graça. Porém para quem é portador de câncer essa regra é um pouco diferente, o portador da doença terá direito ao beneficio sem precisar ter 12 meses de contribuição desde que esteja na qualidade de segurado.

Os requisitos básicos no Geral são:

  • Preencher o tempo mínimo de carência; 12 meses (EXCETO para portadores de CÂNCER)
  • Comprovar a doença;
  • Comprovar o início da incapacidade. (É importante lembrar que o segurado não esteja em processo de reabilitação para o exercício da atividade que lhe garante a subsistência, independente de estar recebendo ou não auxílio-doença)

O PORTADOR DE CÂNCER TEM DIREITO AO AUXILIO-DOENÇA?

O auxílio-doença é um benefício mensal que o segurado tem direito desde que fique temporariamente incapaz para o trabalho por mais de 15 dias.

O portador de câncer terá direito ao benefício independente do pagamento de 12 contribuições e deve estar na qualidade de segurado. A incapacidade será comprovada através de uma perícia medica do INSS.

SOU PORTADOR DE CÂNCER TENHO DIREITO AO LOAS?

O que muitos não sabem é que LOAS é um benefício de caráter Assistencial e tem por objetivo pagar um salário mínimo para idosos que possua 65 anos e para pessoas que não possuem meios de prover a própria subsistência ou tê-la provida pela sua família.

No caso do portador de câncer ele terá esse direito caso possua 65 anos ou mais na hipótese de ter impedimentos de longo prazo (mínimo 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

TRATAMENTO DO CÂNCER

O tratamento do câncer exige vários tipos de exames, como, consultas, internações, biópsias, cirurgias, quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia e acompanhamento pelo médico oncologista.

O sistema Único de saúde (SUS) e a operadora do plano de saúde tem a obrigatoriedade de garantir diagnósticos e todo tratamento para o paciente.

PARA MULHERES: RECONSTRUÇÃO DE MAMA

Mulheres que em função de um câncer e tiverem os seios totalmente ou parcialmente retirados terão o direito à cirurgia plástica reconstrutora da (s) mama (s) pelo SUS.

CONCLUSÃO

Concluímos que é importante exigir seus direitos, porém é mais importante ainda saber se o paciente tem realmente direito ou não, esses direitos vão depender de laudos médicos, pois os DIREITOS dependem da limitação de cada paciente. Frisamos a importância de o paciente ter todos os documentos que comprovem sua condição para exigir seus direitos.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Fonte: Jornal Contábil

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive