Um exame de sangue capaz de detectar mais de 50 tipos de câncer, inclusive em estágios iniciais, será testado na Inglaterra, por meio de um programa da NHS (National Health Service), o serviço público de saúde do país. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27) e, segundo o órgão nacional, o teste é considerado "potencialmente revolucionário".
O sistema de saúde britânico informou que 165 mil pessoas vão participar do teste, conhecido como Galleri, em "meados de 2021". Se o programa mostrar que o exame também funciona para pessoas sem sintomas, ele será implementado e ficará disponível rotineiramente à população.
A NHS informou que os exames serão realizados da seguinte maneira:
Se até 2023 os resultados provarem que o teste funciona, a NHS vai recrutar cerca de um milhão de pessoas para uma testagem mais ampla em 2024 e 2025.
O exame de sangue, que verifica as alterações moleculares, foi desenvolvido pela Grail, uma empresa da Califórnia (EUA) que está usando ciência e tecnologia para encontrar maneiras de identificar o câncer em seus estágios iniciais. O teste pode ajudar na detecção precoce e, consequentemente, reduzir a mortalidade causada pela doença.
"A detecção precoce —especialmente para doenças difíceis de tratar, como o câncer de ovário e o pancreático — tem o potencial de salvar muitas vidas. Este promissor teste de sangue pode, portanto, ser uma virada de jogo no tratamento do câncer, ajudando milhares de pessoas a obter um tratamento bem-sucedido", disse Simon Stevens, chefe executivo da NHS da Inglaterra, em comunicado à imprensa.
Fonte: Viva Bem
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.