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Informação de qualidade: aliada do paciente e do familiar

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 09/06/2020 - Data de atualização: 09/06/2020


Aline Cunha Dias procurou o Oncoguia para ajudar a mãe Roseanne, de 58 anos, que foi diagnosticada com câncer de mama metastático em 28 de fevereiro deste ano. Após passar com um mastologista no hospital Mário Kroeff, ela foi orientada a passar pelo oncologista, mas a consulta foi agendada para o dia 29 de maio e a filha queria saber o que poderia ser feito para antecipar o atendimento. 

Segundo Aline, o mastologista pediu alguns exames, como cintilografia óssea, tomografia de abdome total e PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina) e ela levou a mãe para fazer pelo plano de saúde do servidor público do Rio de Janeiro para que fosse mais rápido. Mas a consulta também demoraria muito.

Ao entrar em contato com a equipe do nosso canal Ligue Câncer pelo telefone 0800 773 1666, Aline foi orientada pela especialista de atendimento Vilmena Cruz a enviar um e-mail para a ouvidoria do hospital pedindo a antecipação da consulta com o oncologista e que falasse também com o assistente social do hospital. Aline não precisou seguir o procedimento porque o hospital acabou antecipando a consulta para o dia 13 de abril. Mas nesta data, após passar com o oncologista, Roseanne foi agendada para iniciar a quimioterapia apenas em 08 de maio. "Liguei de novo no Ligue Câncer e a Vilmena me explicou sobre a lei dos 60 dias. No dia 8, quando ela ia começar a quimio, a lei já teria sido descumprida. Mais uma vez vocês me disseram para procurar a ouvidoria. Segui a orientação no mesmo dia que falei com vocês e no dia seguinte o hospital me retornou se desculpando e remarcando a quimio para o dia 22 de abril", conta Aline. 

Direitos e acolhimento

Aline descobriu o Oncoguia por indicação do Instituto Protea e desde então tem contado com as orientações que recebe no 0800 e também com o que lê em nosso site para ajudar sua mãe. Ela conta que, com as informações que têm obtido através do Oncoguia, passou a cuidar melhor da alimentação da mãe e de toda a família para adequar às novas necessidades após o início da quimioterapia, que também tem se informado sobre direitos como isenção do Imposto de Renda e tem ficado mais tranquila ao ver as reações da mãe à quimioterapia, por já saber quais os sintomas previstos após o início do tratamento. 

"Sem a informação que recebemos de vocês, teríamos que esperar os prazos dados pelo hospital e não sei se minha mãe teria aguentado. Eu entendo a dificuldade dos hospitais públicos, mas se os pacientes e familiares não sinalizarem suas necessidades, eles não têm como fazer seus direitos valerem, porque são muitos pacientes sendo atendidos ao mesmo tempo com diferentes necessidades. Minha relação com o Oncoguia foi um fator determinante para o tratamento da minha mãe."

Se você também está enfrentando atrasos e dificuldades para agendamentos de consultas ou início de tratamento, conte com o Oncoguia! Entre em contato pelo nosso canal Ligue Câncer pelo telefone 0800 773 1666 que nossa equipe poderá entender o seu caso e te orientar!

Conheça mais histórias como esta, acesse nossa página.



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