Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Indicação pede que MS inste ANS a implementar ações de acesso à oncologia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/05/2021 - Data de atualização: 14/05/2021


O deputado Cássio Andrade (PSB-PA) apresentou indicação sugerindo que o Ministério da Saúde inste a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a implementar ações de qualificação e expansão de acesso aos cuidados oncológicos. 

Em seu texto, o deputado explica que têm sido denunciadas inúmeras dificuldades de pacientes oncológicos usuários de planos e seguros privados de saúde no acesso à atenção de que necessitam. Acrescentou que está em andamento a reorganização da rede oncológica dos planos e seguros privados, o projeto OncoRede, da Agência Nacional de Saúde Suplementar junto a inúmeras instituições colaboradoras, com o objetivo de aprimorar a atenção oncológica desde o diagnóstico até a prestação de cuidados paliativos, fortalecendo o sistema de informações e estabelecendo uma linha de cuidado.

Por isso, propôs que sejam encaminhadas as seguintes ponderações recebidas pela sociedade civil a fim de contribuir para o delineamento de metas, das quais estão sendo contempladas no projeto: 

  • desburocratização de autorização de procedimentos;
  • estabelecimento de centros de referência em oncologia, especialmente em localidades com mais de 400.000 habitantes, nas quais pelo menos 10% das pessoas forem usuárias;
  • estabelecimento de prazo máximo de cinco dias úteis para respostas a pedidos de atendimento, radioterapia, cirurgia ou medicação de alto custo;
  • prazo máximo de quinze dias corridos para o início de tratamento, realização de procedimento ou de radioterapia;
  • auditoria para liberação de medicação realizada por médicos oncologistas. Em caso de negativa, que sejam claramente indicados nome, especialidade e registro no Conselho Regional de Medicina do profissional.

E agora?

A indicação aguarda despacho da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. 

Documento:
- INC 578/2021



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive