Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

INCA utiliza videochamadas em isolamento de pacientes oncológicos

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 07/01/2021 - Data de atualização: 07/01/2021


Devido ao alto risco de contágio do coronavírus, as visitas e a permanência de acompanhantes com os pacientes suspeitos e/ou confirmados com Covid-19 foram proibidas na unidade do INCA responsável pelos cuidados paliativos - Hospital do Câncer IV. Com esta restrição, se tornou importante instituir o Time de Comunicação e Acolhimento, constituído por profissionais das áreas assistenciais, que passaram a realizar um contato virtual diário com os familiares, para atualização do quadro clínico de cada paciente. O objetivo da ação do INCA é minimizar uma das faces da Covid-19: o confinamento, inclusive em situações de fim de vida.

Assim, a partir do momento em que o paciente autoriza o contato online com os familiares, a equipe médica agenda o dia e o horário, para que a interação entre o paciente e a família aconteça via aplicativo de vídeo proporcionado pelo WhatsApp, Skype ou similar. As chamadas são sempre acompanhadas por uma psicóloga para intervenção terapêutica, se houver necessidade.

A experiência vivenciada por todos os envolvidos, até o momento, já traz indícios de que a estratégia deve ser mantida mesmo após a pandemia. As evidências positivas servem para confirmar a hipótese de que o uso da tecnologia, na impossibilidade da presença física de familiares e entes queridos, pode reduzir o sofrimento no contexto da internação hospitalar, e, principalmente, dos Cuidados de Fim de Vida.

A iniciativa do INCA, por meio da sua unidade de cuidados paliativos, pode servir como mola propulsora para o desenvolvimento dessa estratégia de atenção e cuidado, contribuindo para a humanização do atendimento de mais pacientes, inclusive em situações clínicas distintas.

A partir da fase de transmissão comunitária, a doença acometeu um número expressivo de pacientes acompanhados, no ambulatório e em assistência domiciliar. O posicionamento do INCA sempre foi preservar, da melhor forma possível, a assistência aos pacientes oncológicos acometidos pelo vírus.

Com informações do INCA
(61) 3315-3580

Fonte: Ministério da Saúde

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive