Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

INCA avaliará propostas de GT sobre acesso a tratamento oncológico

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/05/2021 - Data de atualização: 26/05/2021


O que houve?

Na última quinta-feira (19/05) foi realizada a última reunião do Grupo de Trabalho que apresentará ao Conselho Consultivo do INCA (Consinca), no próximo dia 16 de junho, os principais nós críticos que, na visão do grupo, dificultam o acesso aos tratamentos sistêmicos no SUS, bem como propostas específicas para enfrentar cada um desses nós. 

O Grupo de Trabalho de Acesso a Tratamento Sistêmico - GTATS/CONSINCA foi oficializado pela Portaria nº 25, de 21.02.2021, mas começou os trabalhos em setembro de 2020, realizando o total de 14 reuniões. Tiago Farina Matos, diretor estratégico de advocacy do Oncoguia, participou do GT como representante do Conselho Nacional de Saúde. 

Em 2017, o Oncoguia publicou na Brazilian Journal Of Oncology o o estudo "Meu SUS é diferente do teu SUS”, que confirmou a existência grandes disparidades na oferta de tratamento sistêmico pelos diversos hospitais habilitados em oncologia do SUS para os quatro tipos mais incidentes de câncer. Verificou-se que não são raros os casos de protocolos de conduta de padrão abaixo daquele preconizado pelo Ministério da Saúde em suas Diretrizes de Tratamentos. O estudo apontou também que o atual modelo de assistência oncológica, da forma como está desenhado, tem contribuído de forma significativa para o avanço dessa desigualdade. 

Desde então, o Oncoguia vem incidindo perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na busca por soluções responsáveis e sustentáveis, de modo a garantir equidade no acesso a tratamentos sistêmicos no SUS.

E agora?

O Oncoguia espera que a Direção Geral do INCA, após apresentação e discussão das propostas pelo CONSINCA, engaje-se efetivamente nesse movimento de fortalecimento do SUS. 

Vale lembrar que o INCA é órgão vinculado ao Ministério da Saúde a quem compete planejar, organizar, executar, dirigir, controlar e supervisionar planos, programas, projetos e atividades, em âmbito nacional, relacionados com prevenção, diagnóstico e tratamento das neoplasias malignas e das afecções correlatas (Decreto nº 9795/2019, art. 27, II).
 

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive