Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

INCA avaliará propostas de GT sobre acesso a tratamento oncológico

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/05/2021 - Data de atualização: 26/05/2021


O que houve?

Na última quinta-feira (19/05) foi realizada a última reunião do Grupo de Trabalho que apresentará ao Conselho Consultivo do INCA (Consinca), no próximo dia 16 de junho, os principais nós críticos que, na visão do grupo, dificultam o acesso aos tratamentos sistêmicos no SUS, bem como propostas específicas para enfrentar cada um desses nós. 

O Grupo de Trabalho de Acesso a Tratamento Sistêmico - GTATS/CONSINCA foi oficializado pela Portaria nº 25, de 21.02.2021, mas começou os trabalhos em setembro de 2020, realizando o total de 14 reuniões. Tiago Farina Matos, diretor estratégico de advocacy do Oncoguia, participou do GT como representante do Conselho Nacional de Saúde. 

Em 2017, o Oncoguia publicou na Brazilian Journal Of Oncology o o estudo "Meu SUS é diferente do teu SUS”, que confirmou a existência grandes disparidades na oferta de tratamento sistêmico pelos diversos hospitais habilitados em oncologia do SUS para os quatro tipos mais incidentes de câncer. Verificou-se que não são raros os casos de protocolos de conduta de padrão abaixo daquele preconizado pelo Ministério da Saúde em suas Diretrizes de Tratamentos. O estudo apontou também que o atual modelo de assistência oncológica, da forma como está desenhado, tem contribuído de forma significativa para o avanço dessa desigualdade. 

Desde então, o Oncoguia vem incidindo perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na busca por soluções responsáveis e sustentáveis, de modo a garantir equidade no acesso a tratamentos sistêmicos no SUS.

E agora?

O Oncoguia espera que a Direção Geral do INCA, após apresentação e discussão das propostas pelo CONSINCA, engaje-se efetivamente nesse movimento de fortalecimento do SUS. 

Vale lembrar que o INCA é órgão vinculado ao Ministério da Saúde a quem compete planejar, organizar, executar, dirigir, controlar e supervisionar planos, programas, projetos e atividades, em âmbito nacional, relacionados com prevenção, diagnóstico e tratamento das neoplasias malignas e das afecções correlatas (Decreto nº 9795/2019, art. 27, II).
 

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive