Imunoterapia para macroglobulinemia de Waldenstrom

As terapias biológicas ajudam o sistema imunológico do corpo a combater o câncer ou utilizam versões produzidas em laboratório de substâncias normalmente feitas pelo sistema imunológico. Essas substâncias podem destruir as células da macroglobulinemia de Waldenstrom ou retardar seu crescimento.
 
Anticorpos monoclonais
 
Os anticorpos são proteínas produzidas pelo sistema imunológico para combater as infecções. Os anticorpos monoclonais produzidos artificialmente são projetados para atacar um alvo específico, como uma substância na superfície dos linfócitos.

  • Rituximabe. É o anticorpo monoclonal mais amplamente utilizado para macroglobulinemia de Waldenstrom. Ele se liga à proteína CD20 na superfície das células do linfoma provocando a morte das mesmas. É administrado por via intravenosa, podendo ser de forma isolada ou como parte da quimioterapia ou terapia-alvo. Este medicamento deve ser administrado com cuidado em pacientes com macroglobulinemia de Waldenstrom, porque, às vezes, pode efetivamente aumentar o nível de IgM no sangue, o que pode levar a problemas como hiperviscosidade. Os efeitos colaterais durante a infusão podem incluir calafrios, febre, náuseas, erupções cutâneas, fadiga e dores de cabeça. Ao contrário da quimioterapia convencional, o rituximabe não diminui as taxas sanguíneas ou causa perda de cabelo.
     
  • Ofatumumabe. É outro anticorpo que tem como alvo o CD20. Ele pode ser usado em pacientes que têm dificuldade para tomar rituximabe. Os efeitos colaterais são semelhantes aos observados com o rituximabe, incluindo aumento no risco de hiperviscosidade devido à elevação dos níveis de IgM.
     
  • Alemtuzumabe. É dirigido à proteína CD52 das células do linfoma. Este medicamento é mais frequentemente utilizado no tratamento de pacientes com leucemia linfocítica crônica, mas também tem ajudado alguns pacientes com macroglobulinemia de Waldenstrom. É administrado por via intravenosa ou subcutânea, em geral, três vezes por semana. Um efeito colateral importante desse medicamento é a queda acentuada das taxas sanguíneas, que pode durar semanas ou mesmo meses. Pessoas que utilizam esse medicamento podem apresentar infecções difíceis de serem tratadas, enquanto os glóbulos brancos estiverem baixos. Os efeitos colaterais raros, mas importantes, podem incluir derrames, bem como lesões nos vasos sanguíneos da região da cabeça e pescoço.

Imunomoduladores
 
Esses medicamentos estimulam o sistema imunológico de determinados tipos de câncer, embora não se saiba exatamente como eles funcionam. São frequentemente utilizados para tratar mieloma múltiplo, mas também podem ser úteis no tratamento da macroglobulinemia de Waldenstrom.

  • Talidomida. É usada no tratamento do mieloma múltiplo, podendo ajudar alguns pacientes com macroglobulinemia de Waldenstrom. Um problema desse medicamento é que muitos pacientes têm dificuldade em tolerar alguns dos seus efeitos colaterais, que incluem sonolência, fadiga, constipação, neuropatia e formação de coágulos sanguíneos. Os melhores resultados com talidomida para pacientes com macroglobulinemia de Waldenstrom foram observados quando administrada junto com outros medicamentos, como rituximabe e dexametasona.
     
  • Pomalidomida. É um medicamentos mais recente que geralmente provoca menos efeitos colaterais importantes do que a talidomida. É usado principalmente no tratamento do mieloma múltiplo, mas estudos recentes estão avaliando se pode ser útil no tratamento da macroglobulinemia de Waldenstrom. Como esses medicamentos podem provocar defeitos congênitos importantes se administrados durante a gravidez, eles só podem ser obtidos através de programas especiais pela empresa farmacêutica que os comercializa.

Citocinas
 
As citocinas são proteínas semelhantes aos hormônios normalmente produzidos pelos glóbulos brancos para combater infecções.

  • Interferon. É uma citocina produzida em laboratório e administrado como medicamento. Alguns estudos sugerem que o interferon possa reduzir o tamanho de alguns tumores. Os efeitos colaterais deste tratamento incluem fadiga moderada a grave, febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares e articulares e alterações de humor. Ainda não se sabe se o interferon é uma boa opção para pacientes com macroglobulinemia de Waldenstrom. É mais frequentemente usado em pacientes após o tratamento com outros medicamentos.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Imunoterapia.
 
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
 
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 30/11/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho