Imunoterapia para linfoma de Hodgkin

A imunoterapia é o uso de medicamentos para estimular o sistema imunológico a reconhecer e destruir de forma efetiva as células cancerígenas. A imunoterapia pode ser usada para tratar alguns pacientes com linfoma de Hodgkin.
 
Anticorpos monoclonais
 
Os anticorpos são proteínas produzidas pelo sistema imunológico para combater infecções. Os anticorpos monoclonais produzidos em laboratório são desenhados para agir em um alvo específico, como uma substância da superfície dos linfócitos.
 
Os anticorpos monoclonais usados no tratamento do linfoma de Hodgkin incluem:

  • Brentuximabe Vedotina. Esse medicamento é um anticorpo anti-CD30 ligado a um quimioterápico. As células do linfoma de Hodgkin normalmente têm a molécula CD30 em sua superfície. O anticorpo age como um marcador, levando o medicamento quimioterápico às células do linfoma, provocando sua morte quando tentam se dividir em novas células. Esse medicamento pode ser usado como parte do primeiro tratamento em crianças com dois anos de idade ou mais com doença de alto risco junto com quimioterapia, como parte do primeiro tratamento para adultos com doença estágio III ou IV junto com quimioterapia, em adultos com doença recidivada após outros tratamentos, ou após um transplante de células-tronco para adultos com alto risco de recidiva após o tratamento. É administrado por via intravenosa a cada três semanas. Os efeitos colaterais frequentes incluem neuropatia, diminuição das taxas sanguíneas, fadiga, febre, náuseas, vômitos, infecções, diarreia e tosse. Efeitos raros que podem ocorrer são dificuldade respiratória e queda da pressão arterial.
     
  • Rituximabe. Este anticorpo se liga a uma substância denominada CD20 encontrada em alguns tipos de células do linfoma, destruindo-a. O rituximabe pode ser utilizado no tratamento do linfoma de Hodgkin de predomínio nodular, muitas vezes administrado junto com quimioterapia e/ou radioterapia. É administrado por via intravenosa. Quando utilizado isolado, é normalmente administrado uma vez por semana, durante quatro semanas, o que pode ser repetido durante vários meses. Quando combinado com quimioterapia, é administrado no primeiro dia de cada ciclo do tratamento. Os efeitos colaterais comuns podem incluir calafrios, febre, náuseas, erupções cutâneas, fadiga e dores de cabeça. Raramente, ocorrem outros efeitos colaterais, como dificuldade respiratória e queda da pressão arterial. Mesmo se estes sintomas ocorram na primeira infusão, é raro que ocorram nas doses posteriores. O rituximabe pode ativar a hepatite B em pacientes previamente infetados pelo vírus, provocando, às vezes, problemas hepáticos ou mesmo a morte. Seu médico provavelmente solicitará exames de sangue para determinar o risco de infecção pelo vírus da hepatite B. Esta droga também pode aumentar o risco de determinados tipos de infecções algum tempo após a interrupção do tratamento.
     
  • Inibidores do controle imunológico. Uma parte importante do sistema imunológico é sua capacidade de impedir o ataque às células normais do corpo. Para isso, ele usa pontos de controle, moléculas nas células do sistema imunológico que precisam ser ligadas (ou desligadas) para iniciar uma resposta imunológica. Às vezes, as células cancerígenas usam esses pontos de controle para evitar serem atacadas pelo sistema imunológico.
     
  • Nivolumabe e pembrolizumabe. Esses medicamentos têm como alvo o PD-1, uma proteína das células do sistema imunológico denominada célula T que normalmente impede as células de atacar outras células do corpo. Ao bloquear o PD-1, esses medicamentos aumentam a resposta imunológica do corpo contra as células cancerígenas. Isso pode reduzir o tamanho de alguns tumores ou retardar seu crescimento. Esses medicamentos podem ser usados em pacientes com linfoma de Hodgkin clássico cujo tumor cresceu ou recidivou após outros tratamentos não responderem. Esses medicamentos são administrados como infusão intravenosa, geralmente a cada duas, três ou seis semanas. Os efeitos colaterais desses medicamentos podem incluir fadiga, febre, tosse, náusea, coceira, erupção cutânea, perda de apetite, dor nas articulações, constipação e diarreia. Esses medicamentos agem basicamente removendo os freios do sistema imunológico do corpo. Às vezes, o sistema imunológico começa a atacar outras partes do corpo, o que pode provocar problemas importantes nos pulmões, intestinos, fígado, glândulas produtoras de hormônios, rins ou outros órgãos. É muito importante informar imediatamente qualquer novo efeito colateral ao seu médico, porque caso ocorra um efeito grave, o tratamento pode precisar ser interrompido e você pode ser medicado com altas doses de corticosteroide para suprimir o sistema imunológico.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Imunoterapia.
 
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
 
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/11/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho