Importância da relação médico-paciente no tratamento do câncer de mama avançado

Receber o diagnóstico de câncer de mama implica em mudanças nos diferentes aspectos da vida da paciente. Após o choque inicial, é preciso força para enfrentar a doença.

Esta força estará dentro da própria paciente, em seus amigos e familiares, nas suas atividades e interesses e também na equipe médica. Confiar nos profissionais que lhe acompanham é fator-chave para um tratamento tranquilo e com maior qualidade.

Você deve se sentir bem e segura, por isso, converse com seu médico de forma aberta e honesta. Pergunte tudo que achar necessário, não fique com dúvidas, esclareça cada detalhe que lhe pareça importante.

Se assumir uma postura participativa em relação ao câncer e seu tratamento, com certeza terá mais ânimo para enfrentar eventuais barreiras e desafios. Seja ativo, seja responsável! Seja um paciente interessado e questione, sempre que necessário, os profissionais que lhe acompanham estão para orientar e esclarecer suas dúvidas.

Equipe multidisciplinar

Os diferentes membros da equipe multiprofissional cuidarão de você em diferentes níveis e responsabilidades. A seguir mencionamos alguns dos profissionais chave de uma equipe:

  • Médico oncologista. É o médico que ajudará a decidir o rumo de tratamento. Ele solicitará os exames necessários para analisar a atual situação da doença, as condições do tratamento, sua resposta e a evolução do seu caso. Se determinada terapia não se aplica mais ao seu caso, o oncologista irá discutir com você quais as melhores opções para continuar o tratamento. É de extrema importância que você informe o seu oncologista se está tendo novos sintomas ou algum efeito colateral em decorrência do tratamento, assim como todas as medicações, suplementos ou tratamentos complementares que você está recebendo.
  • Enfermeiro oncológico. O enfermeiro oncológico é um profissional especializado em atendimento de pacientes com câncer. Um enfermeiro oncológico pode ter vários papéis, mas na maioria das vezes ele ou ela é o profissional que administra a quimioterapia, outros tratamentos contra o câncer e medicamentos de suporte e cuidado. É também o responsável por orientar o paciente sobre a doença. Assim como você relata ao seu médico, é importante relatar também ao enfermeiro oncológico sobre novos sintomas e efeitos colaterais das medicações que recebe.
  • Psicólogo/psico-oncologista. Suporte psicológico ajuda muito na recuperação de um paciente com câncer. Tristeza e angústia são reações normais em pacientes com diagnóstico de câncer de mama avançado, mas, não só os pacientes como também seus familiares experimentam diferentes níveis de estresse e de perturbação emocional. O importante é encontrar caminhos que permitam enfrentar o problema da melhor maneira possível, isto é, com segurança, confiança, vontade de vencer e paciência. O psico-oncologista está preparado para realizar essa função.
  • Nutricionista. A nutrição é um aspecto importante a ser considerado durante o tratamento do câncer. Uma alimentação saudável ajuda a manter boa qualidade de vida e alivia os sintomas que determinados tratamentos podem causar em algumas pacientes. É função do nutricionista participar desse processo junto com a equipe multiprofissional para assim otimizar o tratamento da paciente com câncer de mama avançado.
  • Farmacêutico. Sua atuação é importante em várias etapas do tratamento, como na seleção e padronização de medicamentos e materiais e na manipulação dos agentes antineoplásicos, elaborando dessa maneira procedimentos operacionais, garantindo a qualidade e segurança do processo necessárias ao tratamento oncológico oferecido aos pacientes. Ele participa do plano de gerenciamento de resíduos, acompanha e notifica reações adversas que eventualmente o paciente possa apresentar, discute de forma transparente a qualificação de fornecedores e distribuidores de medicamentos e materiais, trabalhando de forma eficiente no que se refere ao estoque de medicamentos e finalmente acompanha o paciente durante seu tratamento.
  • Especialista em dor. Médico especialista no controle da dor. Em muitos lugares há uma equipe de profissionais de saúde que estão disponíveis para resolver problemas de dor.
  • Assistente social. Profissional especializado em lidar com a parte social, emocional e os problemas ambientais que podem vir com doenças ou deficiências. Ele pode ajudar as pessoas a encontrarem recursos comunitários, serviços de apoio e fornecer aconselhamento e orientação em questões como seguro de saúde ou moradia durante o tratamento da doença.
  • Odontologista. Os pacientes que receberão tratamento contra o câncer devem visitar o dentista a fim de eliminar possíveis focos de infecção, prevenindo assim complicações durante o tratamento. É muito importante que, além das consultas regulares, você converse com seu dentista caso perceba qualquer alteração em sua boca como, por exemplo, feridas, inchaço, ou qualquer anormalidade, para determinar a real causa do problema e assim poder iniciar tratamento, se necessário.
  • Equipe de terapia de suporte. As equipes de terapia de suporte muitas vezes apoiam as pacientes que estão em tratamento para controlar o câncer, em vez de curá-lo. Elas podem ajudar a controlar os sintomas, decorrentes dos efeitos colaterais do tratamento ou da doença.

Comunicação com a equipe médica

A coisa mais importante que você pode fazer para se certificar que está recebendo o melhor cuidado é manter uma comunicação aberta e honesta com a equipe de profissionais que a atende.

Aqui estão algumas dicas para se comunicar efetivamente com sua equipe médica:

  • Faça uma lista com todas suas dúvidas e comentários e leve a sua consulta para esclarecer com o seu médico.
  • Leve um acompanhante (familiar ou amigo) para a consulta. Isso pode ser importante já que algumas vezes a quantidade de informação é muito grande, ele poderá lhe ajudar a lembrar de coisas que eventualmente você poderá esquecer.
  • Tome nota ou peça a um familiar ou amigo para fazê-lo.
  • Algumas informações eventualmente poderão ser complexas e você poderá não entender, não sinta vergonha de perguntar novamente até que você fique satisfeita com a resposta.
  • Sempre relate ao seu médico ou enfermeiro se está apresentando novos sintomas ou quaisquer efeitos colaterais que estão fazendo você se sentir desconfortável ou que estejam interferindo em suas atividades diárias. O seu médico só poderá ajudar se você falar o que lhe está incomodando.
  • Sempre comente com seu médico sobre qualquer tipo de chás, ervas, vitaminas, suplementos ou outros tratamentos complementares que eventualmente estiver tomando. Alguns suplementos podem reduzir a eficácia ou interagir de alguma maneira com o tratamento que você está realizando. Somente seu médico poderá lhe orientar sobre o que é (ou não) seguro tomar.

Sempre comente com o seu médico oncologista sobre qualquer medicamento prescrito por outro médico.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho