Exames Experimentais para Câncer de Mama

Novos exames estão sendo desenvolvidos para uso no diagnóstico no câncer de mama, alguns deles, como a Tomossíntese mamária (mamografia 3D) já está em uso em alguns centros. Outros ainda estão em estágios iniciais da pesquisa e portanto são necessários mais estudos para comprovar sua eficácia em comparação aos exames atuais.

  • Imagem molecular da mama. É um exame de imagem de medicina nuclear mais recente para a mama. Esse exame está sendo avaliado como uma forma de acompanhar alterações na mama, como um nódulo ou uma mamografia anormal, ou para determinar a extensão da doença. Também está sendo estudado como um exame que poderá ser usado junto com a mamografia em mulheres com mamas densas. Uma desvantagem potencial desse exame é expor todo o corpo às radiações; portanto, é improvável que seja usado no rastreamento anual.
     
  • Mamografia por emissão de pósitrons (PEM). É um exame de imagem recém desenvolvido para mama, muito similar ao PET scan. Ele utiliza glicose ligada a uma partícula radioativa para observar a presença de células cancerígenas. Assim como um PET scan, o PEM scan pode ser mais capaz de diagnosticar pequenos grupos de células cancerígenas na mama. Atualmente, está sendo estudado em mulheres com câncer de mama para determinar a extensão da doença. Assim como a imagem molecular da mama, expõe todo o corpo às radiações, por isso é improvável que seja um exame que possa ser indicado anualmente para o rastreamento do câncer de mama.
     
  • Mamografia com contraste (CEM). Também conhecida como mamografia espectral com contraste, é um exame recente onde um contraste contendo iodo é injetado na veia alguns minutos antes da realização de duas séries de mamografias (usando diferentes níveis de energia). Esse contraste permite identificar áreas anormais nas mama. Esse exame pode ser usado para se obter uma melhor visão das áreas anormais numa mamografia padrão ou avaliar a extensão do tumor em mulheres recém-diagnosticadas com câncer de mama. Atualmente, os estudos estão comparando-a com a ressonância magnética da mama, bem como possivelmente para uso no rastreamento de mulheres com mamas densas. Se os resultados forem eficazes, esse exame poderá se tornar amplamente usado porque é mais rápido e mais barato que a ressonância magnética.
     
  • Exames de imagem óptica. Essa técnica não utiliza radiação e não requer compressão mamária. Atualmente, os estudos estão buscando uma combinação de imagens ópticas com outros exames, como ressonância magnética, ultrassom ou mamografia tridimensional para diagnosticar o câncer de mama.
     
  • Imagem de impedância elétrica. Esse exame varre a mama por condutividade elétrica. Está baseado no princípio de que as células de câncer de mama conduzem eletricidade de forma diferente das células normais. O exame transmite uma corrente elétrica muito pequena através da mama e depois a detecta na pele da mama. Isso é realizado usando pequenos eletrodos que são colocados na pele. Esse exame não usa radiação nem comprime as mamas. Ele pode ser usado para classificar os tumores diagnosticados nas mamografias. Mas, ainda não foram realizados testes clínicos suficientes para usá-lo no rastreamento do câncer de mama.
     
  • Elastografia. É um exame que pode ser feito como parte de um de ultrassom. É baseado na ideia de que o câncer de mama tende a ser mais firme e mais rígido que o tecido mamário circundante. Para esse exame, a mama é ligeiramente comprimida e o ultrassom pode mostrar a firmeza da área suspeita. Esse exame pode ser útil para determinar se a área tem mais probabilidade de ser câncer ou um tumor benigno.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho