O acesso ao diagnóstico ainda é um dos principais problemas enfrentados pelos pacientes com câncer no Brasil. Existem imensas filas de espera para realizar exames e consultas médicas, falta maior transparência na regulação do acesso à procedimentos de saúde, faltam médicos, equipamentos sem manutenção e a ainda a falta de informação da população aos primeiros sintomas da doença.
O resultado disso tudo é que 60,5% dos casos de câncer no Brasil são diagnosticados em estágio avançado. Como consequência, o paciente tem a chance de cura e o tempo de sobrevida reduzidos. Além disso, um tratamento realizado tardiamente pode trazer prejuízos à qualidade de vida dos pacientes durante os tratamentos e elevar os custos da saúde para o país.
Com o objetivo de discutir sobre a diagnóstico precoce no Brasil e pensando em formas de melhorias nos sistemas de saúde, o Oncoguia, cuja missão é ajudar o paciente com câncer a viver melhor, promoveu o Fórum Temático: "Diagnóstico Precoce: Desafios e Soluções".
O evento contou com importantes instituições e especialistas em oncologia e políticas de saúde para discussões e debates sobre a realidade da saúde no país.
Acompanhe cobertura do evento:
Programação
08:30 - 09:00. Credenciamento
09:00 – 09:20. Abertura e contextualização. Tiago Farina Matos, Instituto Oncoguia.
09:20 -11:30. Informação imediata e transparente para garantir um diagnóstico precoce do câncer. Uma das maiores angústias de um paciente, em alguns casos já com sinais e sintomas de câncer, é ficar esperando ou até mesmo de ser esquecido nas filas para consultas, exames ou outros procedimentos no SUS. Acreditamos que se o paciente souber quando e onde será o atendimento, se houver transparência e respeito das filas, podemos garantir o diagnóstico precoce de um câncer, diminuir sofrimentos e principalmente custos, e ter um SUS para nos orgulhar.
Instituições Convidadas:
- Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde
- Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)
- Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)
- Conselho Nacional de Saúde
- Senado Federal
- Universidade de São Paulo
11:30 - 12:30. Aprendendo com quem está fazendo diferente.
Instituições Convidadas:
12:30 – 13:45. Almoço
13:45–15:45. O mapa de navegação depende da formação e do bom funcionamento das redes de atenção à saúde. Temos especialistas, exames e infraestrutura para isso? Para que consultas, exames e outros procedimentos em saúde sejam realizados em tempo oportuno, garantindo o diagnóstico precoce do câncer, é necessário que haja uma rede regionalizada e hierarquizada com infraestrutura adequada para atender a demanda (especialistas, equipamentos, unidades de saúde, leitos, sistema de regulação, fluxos transparentes e bem definidos). O completo "mapa viário” do SUS é a base para uma navegação segura, ágil e transparente.
Instituições Convidadas:
- Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Ministério da Saúde
- Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)
- Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)
- Sociedade Brasileira de Patologistas
- Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP)
16:00 – 17:30. Parcerias e trabalho em rede podem ajudar.
Instituições Convidadas:
Confira fotos do evento
Fórum Tematico de Diagnóstico Precoce
Assista cobertura completa