top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Fórum Temático Diagnóstico Precoce do câncer: desafios e soluções

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 06/03/2017 - Data de atualização: 06/03/2017




O acesso ao diagnóstico ainda é um dos principais problemas enfrentados pelos pacientes com câncer no Brasil. Existem imensas filas de espera para realizar exames e consultas médicas, falta maior transparência na regulação do acesso à procedimentos de saúde, faltam médicos, equipamentos sem manutenção e a ainda a falta de informação da população aos primeiros sintomas da doença.

O resultado disso tudo é que 60,5% dos casos de câncer no Brasil são diagnosticados em estágio avançado. Como consequência, o paciente tem a chance de cura e o tempo de sobrevida reduzidos. Além disso, um tratamento realizado tardiamente pode trazer prejuízos à qualidade de vida dos pacientes durante os tratamentos e elevar os custos da saúde para o país.

Com o objetivo de discutir sobre a diagnóstico precoce no Brasil e pensando em formas de melhorias nos sistemas de saúde, o Oncoguia, cuja missão é ajudar o paciente com câncer a viver melhor, promoveu o Fórum Temático: "Diagnóstico Precoce: Desafios e Soluções".

O evento contou com importantes instituições e especialistas em oncologia e políticas de saúde para discussões e debates sobre a realidade da saúde no país.



Acompanhe cobertura do evento:


Programação


08:30 - 09:00. Credenciamento

09:00 – 09:20. Abertura e contextualização. Tiago Farina Matos, Instituto Oncoguia.

09:20 -11:30. Informação imediata e transparente para garantir um diagnóstico precoce do câncer. Uma das maiores angústias de um paciente, em alguns casos já com sinais e sintomas de câncer, é ficar esperando ou até mesmo de ser esquecido nas filas para consultas, exames ou outros procedimentos no SUS. Acreditamos que se o paciente souber quando e onde será o atendimento, se houver transparência e respeito das filas, podemos garantir o diagnóstico precoce de um câncer, diminuir sofrimentos e principalmente custos, e ter um SUS para nos orgulhar.

Instituições Convidadas:

  • Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde
  • Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)
  • Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)
  • Conselho Nacional de Saúde
  • Senado Federal
  • Universidade de São Paulo

11:30 - 12:30. Aprendendo com quem está fazendo diferente.

Instituições Convidadas:


12:30 – 13:45. Almoço

13:45–15:45. O mapa de navegação depende da formação e do bom funcionamento das redes de atenção à saúde. Temos especialistas, exames e infraestrutura para isso? Para que consultas, exames e outros procedimentos em saúde sejam realizados em tempo oportuno, garantindo o diagnóstico precoce do câncer, é necessário que haja uma rede regionalizada e hierarquizada com infraestrutura adequada para atender a demanda (especialistas, equipamentos, unidades de saúde, leitos, sistema de regulação, fluxos transparentes e bem definidos). O completo "mapa viário” do SUS é a base para uma navegação segura, ágil e transparente.

Instituições Convidadas:

  • Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Ministério da Saúde
  • Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)
  • Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)
  • Sociedade Brasileira de Patologistas
  • Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP)

16:00 – 17:30. Parcerias e trabalho em rede podem ajudar.

Instituições Convidadas:

Confira fotos do evento

Assista cobertura completa

Fórum Temático - Diagnóstico Precoce

Fórum Tematico de Diagnóstico Precoce

Confira cobertura do evento que contou com importantes instituições e especialistas em oncologia e políticas de saúde

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive