Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

HPV sob controle

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 22/08/2019 - Data de atualização: 22/08/2019


Durante o mês de setembro de 2019, o Oncoguia preparou uma campanha especial de conscientização para a prevenção do HPV. A campanha foi realizada em duas etapas. A primeira fase começou em 6/9, Dia do Sexo, para chamar a atenção do público adulto sobre a prevenção e cuidados com a saúde em relação ao vírus. A segunda etapa é marcada pelo Dia dos Filhos, comemorado em 23/9, na qual o Oncoguia focou sua mensagem em pais de adolescentes em idade de vacinação contra o HPV, isto é, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, chamando todos para levarem seus filhos para se vacinar. Abaixo você acompanha os materiais da campanha.

 

Você sabia que o HPV (Papilomavírus Humano), vírus transmitido sexualmente, pode causar até SETE tipos de câncer? O mais conhecido de todos eles é o câncer do colo do útero, mas o HPV também pode desencadear câncer de vagina, de vulva, de ânus, de pênis, de orofaringe e de boca. Embora o sexo seguro seja uma importante medida de saúde, higiene e proteção contra outra doenças sexualmente transmissíveis e reduza as chances de contaminação do HPV em torno de 70% a 80%, a camisinha não é a forma de proteção mais eficaz contra o papilomavírus humano. Isso porque ela não isola partes genitais externas que podem estar infectadas pelo vírus e transmiti-lo para o parceiro ou parceira mesmo quando não há penetração.

 

Na maioria dos casos, o HPV não apresenta sintomas. Em algumas pessoas, ele pode se manifestar na forma de verrugas na região genital e anal. Em outras ainda podem surgir lesões subclínicas, não visíveis a olho nu. Por isso, a realização de exames ginecológicos de rotina é muito importante para que qualquer suspeita possa ser descartada ou, se confirmada, seja tratada adequadamente. Ah, e os homens também precisam passar por exames, viu?

HPV sob controle

Prazer em se cuidar #01 - Homens podem pegar e/ou transmitir HPV sim! | Instituto Oncoguia

Sim, o HPV também dá em homens! Assim como nas mulheres, homens com HPV podem não apresentar nenhum sinal ou sintoma. Mesmo assim, eles podem transmitir o vírus para outros parceiros sexuais. Por isso é importante manter relações sempre protegidas, mesmo que aparentemente tudo esteja bem!

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive