Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Hospital de Base do DF tem programação dedicada ao Dia Mundial da Voz; veja

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/04/2018 - Data de atualização: 16/04/2018


Equipes do Hospital de Base do Distrito Federal promovem, nesta segunda (16) e na quarta-feira (18), atividades em comemoração ao Dia Mundial da Voz. A agenda prevê aulas, orientação, atendimentos e até apresentações de coral (veja abaixo).

A data é comemorada em 16 de abril, como forma de chamar atenção para os cuidados com a saúde e, principalmente, a detecção precoce do câncer de laringe. Em todo o mundo, são cerca de 160 mil novos casos por ano. Segundo especialistas, o Brasil é um dos países com maior incidência.

A programação é gratuita, e acontecerá nas dependências do próprio Hospital de Base. As atividades acontecem sempre pela manhã.

O evento é promovido por associações de otorrinolaringologia, fonoaudiologia e cirurgia de cabeça e pescoço, do DF e nacionais.

Cuidado para todos

Segundo a otorrinolaringologista da Unidade de Endoscopia Respiratória do Base, Thaís Gonçalves Pinheiro, a ideia é chamar a atenção de pessoas que, normalmente, não têm atenção especial à própria voz.

"A campanha surgiu exatamente para alcançar a todas as pessoas, não só quem trabalha com a voz. Todo mundo usa para se comunicar, então, a ideia é a gente cuidar da voz antes de ter algum problema", explica.

Os problemas ligados à voz incluem as faringites (inflamações), lesões congênitas, causadas por esforço e também as lesões malignas, como o câncer de laringe. Os sintomas para todas são similares: rouquidão, dificuldade de engolir e tosse.

Como a aparência é a mesma, o primeiro passo para investigar a origem da doença é a videolaringoscopia. Nos dias de evento, a equipe do Hospital de Base fará atendimentos iniciais, e encaminhará até 50 pacientes para fazer o exame no mesmo dia.

O recado importante é que a rouquidão não é normal. É sintoma de alguma doença, alguma desordem que tem que ser investigada.

Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada. Mesmo para quem está com sintomas – e acha que terá de fazer o exame –, não é preciso tomar nenhum cuidado prévio especial antes de comparecer ao evento.

Campanha da Voz no Hospital de Base

Data: segunda (16) e quarta (18)
Horário: de 8h às 12h
Local: Hospital de Base do DF
Atividades por área do hospital:

  • Corredor principal do ambulatório: atendimento ao público, distribuição de material informativo, orientações, aulas sobre voz e cuidados vocais, apresentações de coral e cantores.
  • Área comum do Bloco de Procedimentos Especiais (em frente à endoscopia respiratória): triagem e orientação dos pacientes, de acordo com as senhas.
  • Ambulatório de Endoscopia Respiratória, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço: atendimentos de triagem, orientação dos pacientes e realização dos exames de laringoscopia.

Fonte: G1 DF

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive