Tipos de Câncer

Câncer de Ovário

Categorias


Quer ficar em contato com o Oncoguia?

Cadastre-se aqui

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche MerckSerono Lilly Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Adium Knight


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Hormonioterapia para câncer de ovário

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/07/2014 - Data de atualização: 16/05/2022


A terapia hormonal é o uso de hormônios ou bloqueadores hormonais para combater o câncer. Este tipo de terapia sistêmica é raramente usada para tratar o carcinoma epitelial de ovário, mas é frequentemente utilizada no tratamento dos tumores estromais.

  • Agonistas do hormônio liberador de hormônio luteinizante (GnRH). Agonistas do GnRH inibem a produção de estrogênio pelos ovários. Esses medicamentos são úteis na redução dos níveis de estrogênio em mulheres que estão na pré-menopausa. Os agonistas de GnRH incluem goserelina e leuprolide. Esses medicamentos são administrados a cada um a três meses. Os efeitos colaterais podem incluir qualquer um dos sintomas da menopausa, como ondas de calor e secura vaginal.
     
  • Tamoxifeno. O tamoxifeno é um medicamento antiestrogênico usado para tratar câncer de mama, que também pode ser usado para tumores estromais do ovário, mas raramente é usado para o carcinoma epitelial avançado. O objetivo da terapia com tamoxifeno é eliminar a presença do estrogênio no corpo da mulher, a fim de evitar o crescimento das células cancerígenas. Mesmo que o tamoxifeno possa impedir o estrogênio a agir nas células cancerígenas, ele atua como um estrogênio fraco em outras áreas do corpo. Ele não causa perda de massa óssea, mas pode causar ondas de calor e secura vaginal, além de aumentar o risco de formação de coágulos sanguíneos nas pernas.
     
  • Inibidores de aromatase. Os inibidores de aromatase são medicamentos que bloqueiam a enzima aromatase, que se transforma em estrogênio em mulheres na pós-menopausa. Eles não bloqueiam a função dos ovários para produzir estrogênio, apenas são úteis na redução dos níveis de estrogênio nas mulheres após a menopausa. Esses medicamentos são utilizados principalmente para o tratamento do câncer de mama, mas também podem ser usados para tratar a recidiva dos tumores estromais do ovário, e incluem o letrozol, o anastrazol e o exemestano. Esses medicamentos são administrados por via oral uma vez por dia. Os efeitos colaterais frequentes dos inibidores de aromatase incluem ondas de calor, dores musculares e articulares. A perda óssea pode levar à osteoporose.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
 
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 11/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive