Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Hábitos de vida influenciam no desenvolvimento do câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 23/02/2021 - Data de atualização: 23/02/2021


O câncer é uma doença silenciosa que afeta pessoas de todas as idades. Devido a sua relevância, o mês de fevereiro é marcado por duas importantes datas: o Dia Mundial de Combate ao Câncer e o Dia da Mamografia. Para a CAPESESP (Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde), a prevenção e o tratamento da doença sempre foram prioridade, a partir de programas que buscam minimizar o impacto da doença no paciente.

De acordo com o médico e presidente da CAPESESP, João Paulo dos Reis Neto, as medidas de prevenção e os tratamentos contra o câncer são de suma importância para a sociedade. “Essa doença tem grande impacto na saúde da população, por isso, buscamos disponibilizar o que existe de mais moderno aos nossos beneficiários. Durante a pandemia, por exemplo, cuidamos para que os tratamentos contra o câncer continuassem normalmente, sem interrupções. Temos uma grande preocupação com a melhoria da saúde, a diminuição dos fatores de risco e a prevenção contra o câncer”, ressalta o médico.

Hábitos saudáveis

Um estudo realizado em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) e a Harvard University aponta que estilo de vida pouco saudável causa, por ano, 114 mil novos casos de câncer e 63 mil mortes pela doença no Brasil. Conforme os dados, a chave para prevenção é conhecer os fatores de risco e evitá-los ao máximo, com base na mudança de hábitos e estilo de vida. É o que conclui essa pesquisa, segundo a qual os números da doença poderiam ser reduzidos ao incluir ações, como manter uma alimentação saudável, priorizando verduras, frutas, legumes, cereais integrais, grãos; praticar atividade física; manter o peso corporal ideal; realizar exames preventivos; evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e o tabagismo, assim como o consumo de embutidos e enlatados; proteger-se do sol, se expondo apenas nos horários adequados, para sintetização da vitamina D – essencial para manter ativo o sistema imunológico.
Esses hábitos saudáveis podem reduzir o risco de até 20 tipos de câncer: leucemia mieloide, mieloma múltiplo, tireoide, ovário, próstata, esôfago, orofaringe, laringe, cólon, pulmão, reto, cavidade oral, bexiga, fígado, estômago, colo e corpo de útero, rim, vesícula biliar, mama e pâncreas.

Existem mais de 200 tipos de câncer, os quais podem ser causados por fatores externos, como vírus, substâncias químicas e radiação; e internos, como condições imunológicas, hormônios, e mutações genéticas. Em 2020, os casos de maior incidência da doença no Brasil foram câncer de próstata, com 65.840 (29,7%); e de mama, com 66.280 (29,7%), conforme dados do Inca – Instituto Nacional de Câncer.

Fatores de Risco X Bons Hábitos

Com relação ao câncer de mama, um estudo relacionado a Fatores de Risco para o Câncer – realizado ao longo de 10 anos com beneficiários da CAPESESP – concluiu que mulheres que consomem álcool por tempo e quantidade excessiva têm duas vezes mais chances de desenvolver este tipo da doença. Além disso, a pesquisa também constatou uma relação entre obesidade e o desenvolvimento da doença no ovário.
Nos homens, os tipos de câncer mais comuns levantados na pesquisa foram próstata (36%) colorretal (7%), rim (4%) e bexiga (4%). Nas mulheres, mama (28%), tireoide (7%), colorretal (7%), pulmão (3%) e ovário (2%).

Fonte: Jornal de Brasília

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive