Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

H

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/06/2013 - Data de atualização: 16/02/2021


Glossário de termos utilizados neste portal:

 

Hematologista. Médico especializado no tratamento de doenças do sangue.

Hepatoma. Um tipo de tumor no fígado.

HER2. Também denominado ERB2 ou HER-2/neu; é uma proteína envolvida no crescimento celular normal, que se encontra em alguns tipos de células cancerígenas, incluindo da mama e do ovário. As células cancerígenas removidas do corpo podem ser testadas para a presença de HER2/neu para ajudar a decidir o melhor tipo de tratamento. HER2/neu é um tipo de receptor de tirosina quinase. Também chamado c-erbB-2, receptor de EGF humano 2 e receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2.

Hibridação fluorescente in situ. Técnica de laboratório usada para examinar genes ou cromossomos nas células e tecidos. As partes do DNA que contêm o corante fluorescente são produzidas em laboratório e adicionadas às células ou tecidos em uma lâmina de vidro. Quando estas partes de DNA se ligam a genes específicos ou áreas de cromossomos na lâmina, elas se tornam fluorescentes sob o microscópio. A técnica também é denominada FISH.

Hiperplasia atípica. Uma condição benigna na qual as células parecem anormais e aumentadas sob um microscópio.

Hiperplasia benigna da próstata. Uma condição benigna em que um crescimento excessivo do tecido da próstata empurra a uretra e a bexiga, bloqueando o fluxo da urina. Também chamado de hipertrofia prostática benigna.

Hiperplasia. Aumento anormal no número de células em um órgão ou tecido.

Histerectomia radical. Cirurgia para remover o útero, colo do útero e parte superior da vagina. Os ovários, trompas de falópio e os linfonodos próximos também podem ser removidos.

HLA. Um grupo de proteínas encontradas na superfície dos glóbulos brancos e de outras células que desempenham um papel importante na resposta imunológica do organismo a substâncias estranhas. Estes antígenos variam de pessoa para pessoa, e exames do HLA são realizados antes do transplante de órgãos para verificar se os tecidos do doador e do receptor são compatíveis. Também chamado antígeno de leucócitos humanos e antígeno de linfócitos humanos.

Hormônio. Uma das muitas substâncias químicas produzidas pelas glândulas do corpo. Os hormônios circulam no sangue e controlam as ações de certas células ou órgãos. Alguns hormônios podem também ser produzidos em laboratório.

Hormonioterapia. Tratamento que adiciona, bloqueia ou remove hormônios. Para determinadas condições, como diabetes ou menopausa, os hormônios são administrados para ajustar os níveis hormonais baixos. Para bloquear o crescimento de certos tipos de tumores, como câncer de próstata e de mama, os hormônios sintéticos ou outros medicamentos podem ser administrados para bloquear os hormônios naturais do corpo.

HPV (Papilomavírus Humano). Vírus que pode causar um crescimento de tecido anormal, por exemplo, verrugas genitais e outras alterações de células. A infecção com determinados tipos de HPV aumenta o risco de desenvolvimento de câncer do colo do útero.

HTLV-1 (Vírus linfotrópico para células T humanas tipo 1). É um tipo de vírus que infecta as células T, podendo causar leucemia e linfoma. O HTLV-1 é transmitido pelo compartilhamento de seringas ou agulhas, através de transfusões de sangue ou contato sexual e de mãe para filho durante o parto ou a amamentação.

 

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive