Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Grupo de risco: pacientes com câncer precisam ter cuidados especiais

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 22/05/2020 - Data de atualização: 22/05/2020


Os pacientes em tratamento de câncer fazem parte do grupo de risco para  a covid-19. Por isso, os cuidados contra a contaminação e infecção devem ser redobrados. O conselho científico da União de Apoio no Combate ao Câncer de Mama (UNACCAM), elaborou uma lista dos principais cuidados que devem ser tomados, de acordo com orientações do oncologista David Liu e da ginecologista e mastologista Patricia Valentini Melo.

1. Evite aglomerações

Não se expor a pessoas potencialmente contaminadas continua sendo a recomendação principal. O isolamento social é o que mais traz controle e segurança. Em casa, tomar o cuidado com os familiares que podem ser potenciais transmissores assintomáticos.

2. Lave as mãos com frequência

A mão é uma superfície potencialmente contaminada quando não lavada com água e sabão, ou higienizada com álcool gel. Involuntariamente encostamos nos olhos, na boca, no nariz ou em nosso rosto. Esse gesto pode carregar o vírus para o nosso organismo. Sempre que possível, lave as mãos com água e sabão e quando não houver à disposição a água e o sabão, utilize o álcool em gel 70%.

3. Siga exatamente as recomendações do seu médico

É fundamental seguir exatamente as orientações do seu médico. Cada caso deve ser analisado individualmente de modo a pesar os riscos e benefícios de cada intervenção.

4. Mantenha o ambiente ventilado e com luz do sol

A circulação de ar e a entrada de radiação solar na casa faz toda a diferença para a proteção contra o contágio. Evite ambientes fechados e prefira os com boa ventilação e circulação de ar.

5. Mantenha uma alimentação balanceada

Uma alimentação balanceada, variada e equilibrada é o grande caminho para uma vida saudável. Coma frutas, verduras e legumes, varie a sua oferta de dieta e evite açúcar, sal e alimentos muito gordurosos. Quanto mais saudável, mais fácil de combater o vírus.

6. Não ingira nenhuma vitamina ou remédio sem recomendação do médico

Existem alguns estudos que mostram a relação de uma série de vitaminas com prevenção das infecções virais. É muito importante consultar o médico para uma orientação específica e personalizada. O uso indiscriminado pode ser arriscado.

7. Familiares devem seguir as regras à risca

Caso você more com algum familiar é muito importante que eles sigam as mesmas regras e orientações. Neste caso, eles precisam pensar na saúde deles e na sua. Deixar os sapatos do lado de fora da casa, separar talheres e utensílios de cozinha e higiene. Além de lembrar de lavar as mãos, não tocar o rosto e ficar isolado.

8. Mantenha a saúde mental

Não menos importante, cuidado com a saúde mental. Tente se afastar um pouco das notícias e curtir a casa, a família e os amigos, mesmo que digitalmente. É muito importante dar pausas e ouvir a voz interior. Além disso, não deixem de se movimentar. Exercícios leves são importantes para equilibrar a saúde física e mental.

9. Use máscara sempre que for sair

Não esqueça nunca de usar máscaras se precisarem sair de casa, já que a maioria dos transmissores são assintomáticos. E lembre-se: a máscara é individual e não pode ser dividida com ninguém. Ela precisa cobrir totalmente a boca e nariz, além de estar bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

10. Estabeleça uma rotina

Tente manter uma rotina diária, com organização de tarefas, dormir cedo e acordar cedo. O sono reparador é um aliado importante da imunidade. Antes de dormir, aquietem-se, diminuam as luzes e evitem pensar nos problemas. Apostem em exercícios respiratórios nesse momento.

Fonte: Folha Vitória

As opiniões contidas nas matérias divulgadas refletem unicamente a opinião do veículo, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive