Gravidez após o Câncer de Mama

O câncer de mama é mais frequente em mulheres mais velhas. Mas se você é uma mulher jovem e teve câncer de mama, pode ter dúvidas sobre como a doença pode afetar sua fertilidade e se existe algum risco adicional.

Muitas mulheres conseguem engravidar após o tratamento do câncer de mama. No entanto, alguns tratamentos podem dificultar a gravidez. Se você deseja ter filhos após o tratamento, é importante conversar sobre todas as suas opções antes de iniciar o tratamento do câncer de mama.

Posso ter filhos após o câncer de mama?

Alguns tratamentos contra o câncer de mama podem afetar de maneira importante a fertilidade da mulher. A quimioterapia, por exemplo, pode prejudicar os ovários, causando infertilidade em alguns casos. Por isso, antes de iniciar o tratamento, converse com o seu médico sobre suas opções!

A gravidez e a amamentação podem provocar a recidiva da doença?

Como muitos tipos de câncer são sensíveis ao estrogênio, existe uma preocupação de que para as mulheres que tiveram a doença, os altos níveis hormonais resultantes de uma gravidez possam aumentar a chance da recidiva. No entanto, estudos mostraram que a gravidez não aumenta o risco da recidiva após um tratamento bem sucedido.

Também não existem evidências que o aleitamento materno após o tratamento do câncer aumente o risco da recidiva. De fato, algumas pesquisas sugerem que ter um histórico de amamentação pode realmente diminuir o risco da recidiva.

Quanto tempo após o tratamento devo esperar antes de engravidar?

Se você quer ter filhos, alguns médicos recomendam que as mulheres que tiveram câncer de mama esperem pelo menos 2 anos após o término do tratamento antes de tentar engravidar.

Para as mulheres com câncer de mama receptor de hormônio positivo, a terapia hormonal adjuvante é normalmente indicada por 5 a 10 anos após o tratamento inicial. As mulheres que desejam ter filhos durante esse período geralmente são orientadas a fazer terapia hormonal por pelo menos 2 anos antes de interromper e tentar engravidar, e reiniciar o tratamento após o nascimento do bebê.

Lembre-se que as recomendações sobre aguardar os 2 anos não estão baseadas em dados de quaisquer ensaios clínicos. E alguns tipos de câncer de mama podem recidivar após esse tempo, portanto, cada caso é diferente. Sua decisão deve se basear em muitas coisas, incluindo sua idade, desejo de ter mais filhos, tipo de câncer de mama e o risco de uma recidiva precoce.

Se eu engravidar, meu histórico de câncer de mama colocaria meu bebê em risco?

Não existem evidências de que o câncer de mama tenha efeito direto sobre o bebê. Os pesquisadores não descobriram qualquer aumento na taxa de defeitos congênitos ou outros problemas de saúde a longo prazo em crianças nascidas de mulheres que tiveram câncer de mama.

O tratamento do câncer de mama pode afetar o feto?

Se você ainda estiver fazendo algum tipo de tratamento para o câncer de mama, incluindo quimioterapia, hormonioterapia ou terapia alvo, converse com seu médico antes de tentar engravidar. Como esses medicamentos podem afetar o desenvolvimento do feto, é mais seguro esperar até o fim do tratamento antes de engravidar. Também é importante lembrar que a interrupção precoce do tratamento pode aumentar o risco da progressão ou recidiva da doença.

Posso amamentar após o tratamento do câncer de mama?

Se você fez cirurgia e/ou radioterapia da mama, pode acabar tendo problemas para amamentar com a mama operada. Estudos mostraram uma redução na produção de leite na mama operada, bem como mudanças estruturais que podem tornar a amamentação difícil e dolorosa.

Se você ainda estiver tomando algum medicamento para tratar o câncer de mama, como hormonioterapia, é muito importante conversar com seu médico antes de tentar amamentar. Alguns medicamentos podem entrar no leite materno e podem afetar o bebê.

Conversando com seu médico

Se você tem (ou teve) câncer de mama e está pensando em ter filhos, converse com seu médico sobre como o tratamento pode afetar suas chances de engravidar. Essa discussão também deve envolver o possível risco da recidiva da doença. Em muitos casos, o aconselhamento pode ajudar na escolha das opções para a mulher com câncer de mama que deseja ter filhos e o planejamento de uma futura gravidez.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho