Tipo de Tratamento

Radioterapia

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Gerenciando os Efeitos Colaterais da Radioterapia sobre a Vagina

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/04/2014 - Data de atualização: 24/04/2014


A radioterapia na região pélvica pode fazer com que a vagina fique mais estreita, menos elástica e mais seca, o que pode tornar desconfortável as relações sexuais. Também pode ser mais difícil fazer exames clínicos internos.

Estreitamento da Vagina

Seu médico pode recomendar que você use dilatadores vaginais, durante ou após a radioterapia  para tentar impedir o estreitamento vaginal. Os dilatadores são tubos de plástico de diferentes tamanhos que devem ser usados com lubrificante.

O uso regular de um dilatador pode tornar mais fácil as relações sexuais após o tratamento, bem como os exames clínicos internos. Uma enfermeira oncológica a orientará sobre o uso e colocação do dilatador.

Ter relações sexuais com penetração regularmente também pode ajudar a prevenir o estreitamento vaginal, mas ainda assim você pode ser aconselhada a usar um dilatador.

Secura Vaginal


Isso pode tornar o sexo desconfortável, mas existem muitos lubrificantes vaginais e cremes que podem ajudar. Você pode comprá-los em farmácias. Cremes hormonais também podem ser usados para ajudar no combate da secura vaginal e estreitamento. Estas informações devem estar disponíveis na prescrição do seu médico.

Cremes Hidratantes e Lubrificantes

Existem cremes que podem ser usados ​​regularmente para ajudar com a secura vaginal e lubrificantes que podem ser usados ​​durante o sexo para torná-lo mais confortável e prazeroso.

Existem também lubrificantes à base de água e lubrificantes orgânicos. Todos esses cremes podem ser prescritos pelo seu médico e são encontrados na maioria das farmácias.

Cremes de Estrogênio ou Pessários

Estes contêm quantidades pequenas de estrogênio e podem ser utilizados como creme ou comprimido, que é introduzido na vagina (pessário). Eles ajudam com a secura e podem impedir o estreitamento vaginal.

Se o seu tumor era dependente de hormônios, consulte seu oncologista para saber se os cremes de estrogênio ou os pessários são adequados para você.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive