Tipo de Tratamento

Radioterapia

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Gerenciando os Efeitos Colaterais da Radioterapia sobre a Fertilidade

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/04/2014 - Data de atualização: 24/04/2014


Se você vai fazer radioterapia na região pélvica e pretende ter filhos após o tratamento, você deve conversar sobre a questão da fertilidade com um especialista antes de iniciar seu tratamento.

Aqui falaremos um pouco sobre os possíveis efeitos colaterais da radioterapia na região pélvica em homens e mulheres:

  • Efeitos sobre as Mulheres

A maioria dos tratamentos radioterápicos não tem influência sobre a sua capacidade de ter filhos, a menos que os ovários estejam incluídos na área de tratamento.

Muitas mulheres que fizeram radioterapia deram a luz a bebês saudáveis. O risco de ter um bebê com problemas de saúde não aumenta se você fez radioterapia no passado. Os oncologistas geralmente recomendam que as mulheres esperem cerca de dois anos após o término da radioterapia para tentar engravidar, para dar ao corpo a chance de superar os efeitos da doença e seu tratamento.

Se o tratamento radioterápico é para câncer de colo do útero, útero, ovário, bexiga, reto ou ânus e a área de tratamento inclui os ovários, é provável que a infertilidade seja temporária ou permanente.

  • Efeitos sobre os Homens

Nos homens, a produção de esperma pode ser reduzida se os testículos estiverem na área a ser tratada, e isso pode levar à infertilidade temporária ou permanente. Felizmente, é possível evitar a realização de radioterapia nos testículos no tratamento do câncer em homens mais jovens.

Entretanto, a radioterapia para câncer de próstata, bexiga, colorretal ou câncer anal pode provocar uma diminuição permanentemente das contagem de espermatozoides, o que pode reduzir a fertilidade.

  • Informações sobre a Fertilidade

Antes de você concordar em fazer a radioterapia, seu radioterapeuta deve conversar com você sobre o risco da infertilidade. Compreensivelmente, esse poderá ser um momento difícil, especialmente se você estava planejando ter filhos e foi informado que o tratamento pode torná-lo estéril. Se você tem uma parceira, o médico incentivará que você a traga para essa reunião, dando tanto a você, como a ela, a chance de discutirem quaisquer preocupações que vocês tenham.

  • Banco de Sêmen e Óvulos

Às vezes, pode ser possível para os homens armazenar seu próprio esperma antes de iniciar a radioterapia. Os espermatozoides são congelados e podem ser armazenado por vários anos, até que você e sua parceira estejam prontos para ter filhos. Isto é chamado de banco de sêmen.

Antes do início do tratamento, as mulheres também podem armazenar os óvulos fertilizados (embriões), utilizando o esperma do parceiro. Pode levar de 4 a 6 semanas para recolher os óvulos, então isso não será possível se o tratamento precisa começar imediatamente.


  • Sentimentos sobre Sexualidade e Infertilidade

Não é fácil chegar a um acordo com a perspectiva da infertilidade, ou com os outros efeitos colaterais do tratamento. Levará um tempo para que você possa reencontrar seus sentimentos e seja capaz de falar sobre eles. Quando estiver pronto, pode ajudar falar abertamente com seu parceiro, um parente ou amigo. Isto tornará mais fácil para eles lhe ajudar e apoiar.

Algumas pessoas preferem falar com alguém que não conhecem. Os grupos de apoio oferecem a oportunidade de você dialogar com outras pessoas que passaram por uma experiência semelhante. Outra possibilidade é falar sobre o assunto com um psicólogo.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive