Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Gastrocirurgião explica cirurgia do papa: Diverticulite nunca vai causar câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 05/07/2021 - Data de atualização: 05/07/2021


O gastrocirurgião da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Alexandre Sakano, explicou, em entrevista à CNN nesta segunda-feira (5), que a diverticulite, inflamação na parede do intestino grosso (cólon), nunca vai causar câncer. 

O papa Francisco foi submetido a uma cirurgia para tratar a inflamação neste domingo (4). Segundo boletim médico divulgado hoje (5) pelo Vaticano, ele se recupera bem e deve permanecer internado por uma semana. 

“A diverticulite nunca vai causar um câncer. O que pode acontecer de mais arriscado é complicar, causando uma perfuração no intestino e vazar fezes para fora, para dentro da cavidade abdominal e, assim, uma infecção mais grave. Pode também formar pus e ter que fazer uma cirurgia de urgência”, explicou Sakano.

"Esta cirurgia não é muito complicada. Em torno de um a dois dias ele já deve conseguir levantar, caminhar e voltar a se alimentar com líquido devagarinho, e em torno de uma semana a dez dias, já conseguirá fazer todas as funções sozinho e receber alta do hospital.” 

De acordo com o especialista, quem tem diverticulite, sente dor. "Quando acontece muitas vezes o intestino vai ficando mais rígido, e a dor fica crônica. Como quando a articulação no joelho não funciona bem e a pessoa sente dor toda vez que anda”, disse o médico.

Fonte: CNN Brasil 



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive