Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

G

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/06/2013 - Data de atualização: 16/02/2021


Glossário de termos utilizados neste portal:

 

Gameta. São as células reprodutivas: oócito ou espermatozoide.

Gânglio linfático. Os gânglios linfáticos são estruturas que fazem parte do sistema linfoide periférico. Eles são as estruturas responsáveis pela resposta imunológica do corpo.

Gastroscopia. Exame do interior do estômago utilizando um endoscópio introduzido pela boca, passando pelo esôfago. O endoscópio é um tubo fino, com uma luz e uma câmera para visualização, que também permite a introdução de instrumentos especiais para a remoção de tecidos suspeitos. O procedimento também é chamado de endoscopia digestiva alta.

Gene. Unidade funcional e física da hereditariedade passada de pais para filhos. Os genes são constituídos pelo segmento de uma cadeia de DNA responsável por determinar a síntese de uma proteína.

Genérico. Medicamentos com o mesmo princípio ativo, porém sem marcas comerciais. Os nomes genéricos geralmente se referem ao nome do sal (princípio ativo) que constitui o medicamento.

Genética. Estudo dos genes e da hereditariedade. A hereditariedade é a passagem de informação genética e de características, como cor dos olhos e chance de contrair determinadas doenças, de pais para filhos.

Genoma. Material genético completo de um organismo.

GIST. Um tipo de tumor que geralmente se inicia no trato gastrointestinal.

Glioblastoma multiforme. Um tipo de tumor do sistema nervoso central de crescimento rápido que se forma no tecido glial do cérebro e da medula espinhal. Também chamado GBM, astrocitoma grau IV e glioblastoma.

Glóbulos brancos. Célula sanguínea que não contém hemoglobina. Os glóbulos brancos incluem linfócitos, neutrófilos, eosinófilos, macrófagos e mastócitos. Essas células são produzidas pela medula óssea para ajudar o corpo a combater infecções e outras doenças.

Glóbulos vermelhos. São células importantíssimas com a função de transportar oxigênio, gás carbônico e nutrientes para todo o corpo. Também são conhecidas como hemácias ou eritrócitos.

Gradiente descontínuo coloidal. Técnica de processamento ou beneficiamento do sêmen, em que os espermatozoides são selecionados.

Grau elevado. Um termo utilizado para descrever células que parecem anormais sob um microscópio quando se refere a tumores cancerosos e pré-cancerosos. Estas células são mais propensas a crescer e se disseminar do que as células cancerígenas e pré-cancerígenas de baixo grau.

Grau. O grau de um tumor depende de quanto suas células se parecem sob um microscópio e quão rapidamente o tumor tende a crescer e a se disseminar. Os sistemas de estadiamento são diferentes para cada tipo de câncer.

Grupo controle. Em Pesquisa Clínica é o grupo de pessoas que recebe o tratamento padrão, placebo, ou fica sem receber tratamento. Isso é feito para que esse grupo possa ser comparado ao outro grupo do estudo.

Grupo de tratamento. É o grupo que recebe a medicação que está sendo estudada em Pesquisa Clínica.

 

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive