Sim, você pode ser a pessoa que cuidará de situações bem simples como alimentação e banho, mas também de atividades mais complexas como o agendamento de consultas e o tratamento, problemas e burocracias dos planos de saúde ou do SUS e de coordenar e organizar o transporte para esses compromissos. Você pode ter que assumir os deveres do paciente e ainda atender às necessidades de outros membros da família.
Além das tarefas diárias normais, como refeições, limpeza e condução ou organização do transporte, como cuidador você também se tornará uma parte importante da equipe de atendimento multidisciplinar. Sim, é muita coisa e essa agenda cheia pode deixar você sem tempo para cuidar de suas próprias necessidades. Você também pode negar oportunidades de trabalho, trabalhar menos horas, ou até se aposentar mais cedo para atender as demandas ao se tornar um cuidador.
Cuidadores resolvem problemas
O paciente com câncer enfrenta inúmeros desafios. Como cuidador, você ajuda o paciente a lidar com esses desafios e com os problemas que surgem. A melhor maneira de gerenciar os problemas é primeiro entendê-los, bem como os resultados desejados. Os cuidadores que são realistas, mas positivos; cuidadosos, criativos; e focados, mas flexíveis; são fontes de força e segurança para os pacientes com câncer.
Por exemplo, suponha que a taxa dos glóbulos brancos do paciente cai, ele fica com febre e, como resultado, precise ser internado. Isso pode ser angustiante e visto como um revés pela família e pelo paciente. Nesse caso você pode:
Os cuidadores são parte da equipe de atendimento
O cuidador faz parte da equipe de atendimento formada pelo paciente, outros familiares e amigos e, por conta disso, deverá estar sempre em estreita colaboração com a equipe médica, em funções como:
Como parte da equipe, você ajudará a coordenar o atendimento ao paciente, por exemplo, pode ser necessário manter o controle das prescrições, saber quais exames devem ser feitos e garantir que todos os médicos envolvidos saibam o que está acontecendo.
Em muitos casos, o cuidador é a única pessoa que sabe tudo o que está acontecendo com o paciente. Não tenha receio de fazer perguntas e anotar tudo durante as consultas médicas.
Os cuidadores envolvem o paciente
Estabelecer uma boa comunicação com o paciente que você está cuidando é a parte mais importante do seu papel. Em algumas fases, pode ser difícil para o paciente participar do planejamento diário e da tomada de decisões, porque está lidando com os efeitos físicos, emocionais e sociais da doença e do tratamento. Seu trabalho é respeitar todas as vontades do paciente, envolvendo-o o máximo possível, para que ele saiba que está fazendo a parte dele para se recuperar. Confira algumas dicas:
Você pode pensar que o paciente de quem cuida está agindo de maneira diferente, se encontra irritado, quieto, retraído ou apenas triste. Se você sentir que ele não está falando com você porque deseja poupar seus sentimentos, deixe claro que você está sempre aberto a ouvir, mesmo sobre assuntos difíceis. Se ele continuar agindo de modo triste ou distante, converse com a equipe médica sobre o que pode estar causando isso e o que pode ser feito.
Tarefas do dia a dia
Existem outras tarefas diárias que o cuidador pode fazer para ajudar o paciente com câncer, ou, em alguns casos, até fazer por ele:
Você pode se sentir bem ao colocar o bem-estar do paciente acima do seu próprio bem-estar. E seu carinho por esse paciente pode lhe dar a energia e o impulso necessário para ajudá-lo nesse momento difícil. Ainda assim, não importa como você se sinta, cuidar é um trabalho árduo!
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.