Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Fórum Oncoguia discute desafios dos pacientes com melanoma no País

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 10/12/2018 - Data de atualização: 10/12/2018


Estudo inédito sobre as condições de tratamento no sistema público de saúde será apresentado no evento

Levantamento da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, ligada à Organização Mundial de Saúde, mostra a ocorrência de cerca de 200 mil novos casos de melanoma por ano no mundo. No Brasil, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) prevê para este ano que 6.260 pessoas terão diagnóstico da doença: 3.340 mulheres e 2.920 homens. Embora menos prevalente que outros tipos de câncer, o melanoma preocupa pela sua agressividade. É um tumor com alta taxa de mortalidade.

Segundo estatísticas, o câncer de pele é o mais frequente no País, correspondendo a aproximadamente 30% de todos os tumores registrados. O melanoma, por sua vez, representa apenas 3% das neoplasias malignas de pele. No entanto, trata-se de moléstia grave, devido à elevada possibilidade de metástase.

Uma das principais causas desse tipo de câncer são os raios ultravioleta (UV), que podem danificar o DNA das células da pele. Sua origem está nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele), sendo mais frequentes em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Já em pessoas de pele negra, é mais comum nas áreas claras, como palma das mãos e planta dos pés.

Para discutir o cenário brasileiro sobre a doença, o Instituto Oncoguia promove na próxima quarta-feira, 12 de dezembro, um fórum temático com a participação de especialistas, pacientes, imprensa e gestores de saúde. 

Nos últimos anos, novos tratamentos permitiram mudar a realidade dos pacientes com melanoma no mundo, principalmente por conta das terapias alvo e imunoterapia. Esse e outros temas relacionados serão abordados no fórum, além de prevenção e diagnóstico do melanoma. Serão discutidos as novidades e os principais desafios enfrentados pelos pacientes no SUS e na rede privada.

No caso específico do Sistema Único de Saúde (SUS), o Instituto Oncoguia, em parceria com a plataforma Clique SUS, apresentará um estudo inédito sobre como o paciente de melanoma é tratado na rede pública. “São raros os pacientes da rede pública que recebem o tratamento adequado”, diz Luciana Holtz. “Precisamos chamar atenção do governo para essa doença.”

Inscrições gratuitas.

Serviço:
Fórum Temático Oncoguia: Desafios do Melanoma no Cenário Brasileiro
Data: 12 de dezembro de 2018
Horário: 8h às 18h
Local: Nobile Paulista Prime
Endereço: Alameda Campinas, 540 – Jardim Paulista – São Paulo

Sobre o Instituto Oncoguia
O Instituto Oncoguia é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2009. Tem como missão ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa dos direitos dos pacientes.

E-mail
Facebook: Instituto Oncoguia
Canal Ligue Câncer: 0800 773 1666 

Informações para a imprensa
Gabriela Scheinberg – gabileder@gmail.com - (11) 98111-9294

Programação completa

8h00 - 8h45 | Credenciamento  e welcome coffee

8h45 - 9h00 | Abertura institucional
- Luciana Holtz, fundadora e presidente - Instituto Oncoguia

9h00 - 9h30  | Palestra de abertura - Melanoma: Ontem, hoje e amanhã
- Rodrigo Munhoz, Oncologista especialista em tumores cutâneos e sarcomas do Hospital Sírio Libanês e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

9h30 - 10h30  | Mesa Redonda: Os desafios da prevenção do melanoma
Moderador: Theo Rupert, editor no Grupo Abril
A experiência do Juntos Contra o Melanoma: foco em conquistas e desafios
- Elimar Elias Gomes, médico Dermatologista e Cirurgião Dermatológico e Membro titular da SBD | SBCD | GBM
A experiência do Melanoma Brasil com campanhas de prevenção: conquistas, desafios e aprendizados
- Soraia Nakano, diretora do Grupo de Apoio e Acolhimento à Pacientes do Melanoma Brasil

10h30 - 12h00  | Mesa redonda: Estou com melanoma e agora?
Assuntos que serão abordados:
Diagnóstico e tratamento cirúrgico do melanoma
- Alberto Wainstein, Cirurgião oncológico atuante na rede privada -  Hospital Mater Dei, Hospital Vila da Serra e Hospital Vera Cruz e na rede pública(SUS)
Tratamento sistêmico do paciente com melanoma
- Rodrigo Munhoz, médico Oncologista especialista em tumores cutâneos e sarcomas do Hospital Sírio Libanês e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
Manejo de efeitos colaterais do paciente com melanoma
- Marina Sahade, membro titular do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês e Médica Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

12h00 - 13h15  | Almoço

13h15 - 13h45  | Melanoma no SUS: Estudo ONCOGUIA e CliqueSUS
- Rafael Kaliks, Oncologista Clínico no Hospital Albert Einstein
- André Marques dos Santos, AtSaúde

13h45 - 15h30 | Desafios do tratamento do melanoma no Sus e na saúde privada
Debate com convidados:
- Sandro Martins, Coordenador-Geral da Atenção Especializada do Ministério da Saúde, membro da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde (CONITEC)
- André Sasse, Presidente do Grupo Sonhe de Campinas, responsável pelos serviços de oncologia do Hospital Vera Cruz, Instituto do Radium e Hospital Santa Tereza
- Alberto Wainstein, Cirurgião oncológico atuante na rede privada -  Hospital Mater Dei, Hospital Vila da Serra e Hospital Vera Cruz e na rede pública(SUS)

15h30 - 16h00  | Encerramento



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive