Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Fórum alerta para o câncer de pulmão no Brasil

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/12/2018 - Data de atualização: 12/12/2018


Especialistas, pacientes, imprensa, gestores da saúde estiveram reunidos para debater os principais desafios dos pacientes com câncer de pulmão no Brasil no II Fórum Temático - Câncer de Pulmão, que aconteceu na terça-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, em São Paulo (SP).

O evento abordou diversos temas como prevenção, o cenário do câncer de pulmão na América Latina, combate ao tabagismo, diagnóstico precoce, prioridades dos gestores da saúde no combate à doença, além das novidades e entraves no tratamento deste tipo de tumores. 

A fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, que promoveu o evento, a psico-oncologista Luciana Holtz, informou que, segundo dados da Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil, do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), divulgado em 2 de fevereiro deste ano, estima-se que sejam diagnosticados 31.270 novos casos de câncer de pulmão, traqueia e brônquio em 2018. Destes novos casos, 18.740 são homens e 12.530 mulheres.

São 18,16 casos novos a cada 100 mil homens, sendo o segundo tipo de tumor mais frequente, e 11,81 para cada 100 mil mulheres, ocupando a quarta posição entre os cânceres que mais ocorrem. 

De acordo com o Oncoguia, o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos e está diretamente associado ao consumo de tabaco ou seus derivados. É uma doença silenciosa, não apresentado sintomas em suas fases iniciais. Consequentemente, o diagnóstico na maior parte das vezes é feito em estágios mais avançados da doença. 

O Oncoguia é uma ONG (organização não-governamental) que existe para ajudar o paciente com câncer a viver melhor em todas as fases do tratamento. 

*A jornalista viajou à capital paulista a convite do evento

Matéria publicada pelo portal Bonde em 28/11/2018



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive