Dor Oncológica

Controle da Dor Oncológica


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Administração dos medicamentos contra dor

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 22/06/2015 - Data de atualização: 18/03/2020


Alguns pacientes pensam que, se a dor tornar-se severa, precisarão de medicamentos injetáveis. Na verdade, injeções são raramente utilizadas para aliviar a dor oncológica. Existem muitas outras maneiras para administrar medicamentos contra dor.

Via oral. Significa que o medicamento é tomado pela boca, seja por ingestão ou por dissolução.  O medicamento pode ser administrado na forma líquida, em comprimido, cápsula ou transmucosa.

Adesivo. Aplicado na superfície da pele. O medicamento é liberado lenta e constantemente, o que pode durar em torno de  2 a 3 dias.

Via retal. Os supositórios retais são medicamentos que são absorvidos pelo organismo através da mucosa do reto.

Injeções

  • Subcutânea (SC). O medicamento é aplicado sob a pele utilizando uma agulha de pequeno calibre.
  • Intramuscular (IM). O medicamento é aplicado mais profundamente no músculo (braço, perna ou nádegas) utilizando uma agulha de pequeno calibre. Esse método raramente é usado para administrar medicamentos contra a dor, se houver outras opções disponíveis.
  • Intravenosa (IV). O medicamento é administrado diretamente na veia através de uma agulha ou cateter.
  • Intratecal e epidural. O medicamento é administrado no fluído em torno da medula espinhal (intratecal) ou no espaço ao redor da medula espinhal (epidural).

Analgesia controlada pelo paciente (PCA). Com este método, você tem controle sobre a quantidade de medicamento que você toma. Quando você precisa de alívio da dor, você aperta um botão para obter uma dose pré-definida do medicamento para dor através de uma bomba de infusão computadorizada.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive