Alguns pacientes pensam que, se a dor tornar-se severa, precisarão de medicamentos injetáveis. Na verdade, injeções são raramente utilizadas para aliviar a dor oncológica. Existem muitas outras maneiras para administrar medicamentos contra dor.
Via oral. Significa que o medicamento é tomado pela boca, seja por ingestão ou por dissolução. O medicamento pode ser administrado na forma líquida, em comprimido, cápsula ou transmucosa.
Adesivo. Aplicado na superfície da pele. O medicamento é liberado lenta e constantemente, o que pode durar em torno de 2 a 3 dias.
Via retal. Os supositórios retais são medicamentos que são absorvidos pelo organismo através da mucosa do reto.
Injeções
Analgesia controlada pelo paciente (PCA). Com este método, você tem controle sobre a quantidade de medicamento que você toma. Quando você precisa de alívio da dor, você aperta um botão para obter uma dose pré-definida do medicamento para dor através de uma bomba de infusão computadorizada.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.