Especial

Prevenção

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Fatores que podem afetar o Risco de Câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/11/2014 - Data de atualização: 21/11/2014


Os fatores de risco que podem causar câncer são:

Alimentação

A alimentação está sendo estudada como um fator de risco para o câncer. É difícil estudar os efeitos da alimentação sobre o câncer, porque as pessoas podem incluir tanto os alimentos que podem proteger contra o câncer, como aqueles que podem aumentar o risco de desenvolver a doença.

Também é difícil para as pessoas que participam de estudos acompanhar o que elas comem durante um determinado período de tempo. Isso pode explicar porque estudos têm resultados diferentes sobre como a alimentação afeta o risco de câncer.

Alguns estudos mostram que as frutas e vegetais sem amido podem proteger contra os cânceres de boca, esôfago e estômago. As frutas também podem proteger contra o câncer de pulmão.

Alguns estudos têm mostrado que uma dieta rica em gordura, proteínas, calorias e carne vermelha aumenta o risco do câncer colorretal. Mas, isso não foi comprovado em outros estudos.

Não se sabe se uma alimentação pobre em gordura e rica em fibras, frutas e legumes diminui o risco de câncer colorretal.

Alcoolismo


Estudos mostram que o consumo de álcool está ligado a um risco aumentado dos seguintes tipos de cânceres:


O consumo de álcool também pode aumentar o risco de câncer de fígado e câncer colorretal em mulheres.

Atividade Física


Estudos mostram que as pessoas fisicamente ativas têm menor risco de desenvolver determinados tipos de câncer do que aquelas que não o são. Entretanto, não se sabe se a atividade física em si é a razão para isto.

Estudos mostram uma forte relação entre atividade física e um menor risco de câncer colorretal. Alguns estudos mostram que a atividade física protege contra o câncer de mama na pós menopausa e contra o câncer de endométrio.

Obesidade


Estudos mostram que a obesidade está associada a um risco elevado dos seguintes tipos de cânceres:


Alguns estudos mostram que a obesidade também é um fator de risco para o câncer da vesícula biliar.

Não se sabe se a perda de peso reduz o risco dos cânceres associados à obesidade.

Fatores Ambientais

A exposição ambiental a determinados produtos químicos e outras substâncias presentes no meio ambiente está associada a alguns tipos de câncer, como:

  • A ligação entre a poluição do ar e o risco de câncer já foi estabelecida. O que  inclui  associação  entre o câncer de pulmão e o tabagismo passivo, poluição do ar e o amianto.
  • Beber água com grandes quantidades de arsênico está associado aos cânceres de pele, bexiga e pulmão.

Os pesquisadores estão realizando estudos para verificar se pesticidas e outros poluentes aumentam o risco de câncer. As conclusões desses estudos ainda não são claros, porque outros fatores podem alterar os resultados obtidos.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive