Tipos de Câncer

Leucemia Linfoide Aguda (LLA)

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Fatores de risco para leucemia linfoide aguda (LLA)

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 03/07/2015 - Data de atualização: 08/09/2022


Um fator de risco é algo que afeta sua chance de desenvolver uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco.
 
Mas ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter uma doença como o câncer. E muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com leucemia linfoide aguda tem algum fator de risco, é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.
 
Existem alguns fatores de risco conhecidos para a leucemia linfoide aguda:

  • Exposição às radiações. Evidências em sobreviventes das bombas atômicas e acidentes de reatores nucleares mostram que a exposição às radiações ionizantes têm um risco aumentado de desenvolver tanto a leucemia linfoide aguda, como a leucemia mieloide aguda.
     
  • Exposição a produtos químicos. A exposição a agentes quimioterápicos e determinados produtos químicos, incluindo benzeno, aumentam o risco de uma pessoa desenvolver leucemia linfoide aguda. O benzeno é usado em muitas indústrias na fabricação de vários produtos, e, também, está presente na fumaça do cigarro, bem como algumas colas, produtos de limpeza, detergentes, material de arte e decapantes.
     
  • Infecções virais. A infecção pelo vírus HTLV-1 pode causar um tipo raro de leucemia linfoide aguda de células T.
     
  • Síndromes hereditárias. A leucemia linfoide aguda não parece ser uma doença hereditária, por isso o risco de uma pessoa não aumenta se um membro da família tem a doença. Mas existem algumas síndromes hereditárias com alterações genéticas que aparentemente aumentam o risco de leucemia linfoide aguda, como síndrome de Down, síndrome de Klinefelter, anemia de Fanconi, síndrome de Bloom, ataxia-telangiectasia, síndrome de Li-Fraumeni e neurofibromatose.
     
  • Idade. A leucemia linfoide aguda é mais provável de ocorrer em crianças e em adultos com mais de 50 anos.
     
  • Etnia. A leucemia linfoide aguda é mais frequente em brancos do que em negros, mas as razões para isso não estão claras.
     
  • Gênero. Em geral, o risco de leucemia linfoide aguda é maior em homens do que em mulheres, mas a razão disso é desconhecida.
     
  • Gêmeo idêntico com leucemia linfoide aguda. Esse risco é limitado ao primeiro ano de vida, devido as células de leucemia serem passadas de um feto para o outro, enquanto a criança ainda está no útero.

Outros fatores, ainda não totalmente esclarecidos incluem: exposição a campos eletromagnéticos, exposição a diesel, gasolina e pesticidas, cigarro e a tinturas de cabelo.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/10/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive