Fatores de Risco para Câncer de Esôfago

Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer. Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Alguns como fumar, podem ser controlados; no entanto outros não, por exemplo, idade e histórico familiar. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a enfermidade podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de esôfago tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de esôfago:

  • Idade. A chance de contrair câncer de esôfago aumenta com a idade. Menos de 15% dos casos são diagnosticados em pessoas menores de 55 anos.
     
  • Gênero. Os homens têm uma probabilidade maior de câncer de esôfago do que as mulheres.
     
  • Tabagismo e alcoolismo. O consumo de produtos do tabaco, como cigarros, charutos, cachimbos e tabaco de mascar, é um importante fator de risco para câncer de esôfago. Pessoas que fumam um ou mais maços de cigarros por dia têm um risco dobrado de adenocarcinoma de esôfago, do que uma pessoa não fumante. O consumo de álcool também aumenta o risco de câncer de esôfago. O álcool aumenta o risco de câncer de esôfago de células escamosas mais do que para o adenocarcinoma.
     
  • Refluxo gastroesofágico. Pessoas que têm refluxo gastroesofágico apresentam maior risco de adenocarcinoma de esôfago.
     
  • Esôfago de Barrett. O esôfago de Barrett aumenta o risco de adenocarcinoma do esôfago, porque as células glandulares do esôfago de Barrett podem se tornar anormais ao longo do tempo, causando displasia, uma condição pré-cancerígena. As pessoas com esôfago de Barrett são muito mais propensas do que as pessoas sem essa condição de desenvolver câncer de esôfago. Ainda assim, a maioria das pessoas com esôfago de Barrett não desenvolvem câncer de esôfago. No entanto, o risco de câncer é ainda maior se a displasia está presente.
     
  • Obesidade. As pessoas acima do peso ou obesas têm uma maior chance de ter adenocarcinoma de esôfago. Isto é em parte explicado pelo fato de que os obesos são mais propensos a ter refluxo gastroesofágico.
     
  • Dieta. Uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a um menor risco de câncer de esôfago. As razões exatas para isso não estão claras, mas as frutas e vegetais fornecem uma série de vitaminas e minerais que podem ajudar a prevenir o câncer. Por outro lado, certas substâncias na dieta aumentam o risco de câncer, por exemplo, uma dieta rica em carne processada pode aumentar a probabilidade de desenvolvimento de câncer de esôfago. Beber líquidos muito quentes com frequência pode aumentar o risco de câncer de esôfago de células escamosas.
     
  • Atividade física. Pessoas que praticam atividades físicas regulares podem ter um risco menor de adenocarcinoma de esôfago.
     
  • Acalásia. Pessoas com acalásia têm um risco de câncer de esôfago que é ligeiramente maior. Em média, o câncer é diagnosticado de 15 a 20 anos após a acalasia ser diagnosticada.
     
  • Tilose. Esta é uma doença hereditária rara que se caracteriza por hiperceratose nas palmas das mãos e plantas dos pés. Pessoas com essa condição desenvolvem pequenos tumores (papilomas) no esôfago e têm um risco aumentado de desenvolver carcinoma de células escamosas do esôfago. As pessoas com tilose devem fazer acompanhamento médico para tentar diagnosticar o câncer de esôfago precocemente.
     
  • Membranas esofágicas. 10% das pessoas com síndrome de Plummer-Vinson ou síndrome de Paterson-Kelly, eventualmente, desenvolverão câncer de esôfago de células escamosas.
     
  • Lesão no esôfago. Soda cáustica é um agente corrosivo encontrado em produtos de limpeza industrial e doméstica, e pode provocar uma grave queimadura química no esôfago. À medida que a lesão cura, a cicatriz pode causar um estreitamento no esôfago. Pessoas com essa condição têm maior incidência  de câncer de esôfago de células escamosas, o que geralmente ocorre décadas após a ingestão do produto.
     
  • Histórico pessoal. Pessoas que tiveram outros cânceres, como câncer de pulmão, câncer de boca e câncer de garganta, têm um alto risco de carcinoma de células escamosas do esôfago.
     
  • Infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). A infecção por determinados tipos de HPV está associada a uma série de tipos de câncer, incluindo câncer de garganta, câncer de ânus e o câncer de colo do útero. Sinais de infecção pelo HPV foram encontrados em 1/3 dos cânceres de esôfago em moradores da Ásia e África do Sul. Mas, sinais de infecção pelo HPV não foram diagnosticados em cânceres de esôfago em residentes de outras áreas.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/06/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho