Alguns exemplos de estratégias da medicina de precisão incluem:
Terapia-alvo. Tem como alvo genes e proteínas específicos de um tumor que permitem que as células cancerígenas cresçam e sobrevivam. Os cânceres com opções de terapia-alvo disponíveis incluem o câncer de mama, câncer colorretal, tumor estromal gastrointestinal (GIST), câncer de rim, câncer de pulmão, melanoma, mieloma múltiplo, alguns tipos de leucemia e linfomas e alguns tipos de câncer infantil. Entretanto, os pesquisadores encontram novos alvos a cada ano e novos medicamentos são desenvolvidos e testados.
Farmacogenômica. Ao invés de testar o tumor para um gene ou proteína específica, a farmacogenômica analisa a forma como os genes de uma pessoa afetam a maneira como o corpo processa e responde aos medicamentos. Essas diferenças influenciam a eficácia e a segurança da droga para cada pessoa. Por exemplo, alguns pacientes podem processar um medicamento mais rapidamente do que outros, de modo que esses pacientes podem necessitar de doses maiores ou menores de um determinado medicamento, para obter a mesma eficácia do que em outros pacientes. Entretanto, se o organismo de uma pessoa não processa suficientemente rápido, o medicamento permanecerá na corrente sanguínea durante um tempo maior, podendo causar efeitos colaterais mais severos.
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.