Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[EXECUTIVO] Aberta consulta pública sobre cirurgia robótica para retirada de próstata no SUS

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/03/2018 - Data de atualização: 12/03/2018


O que houve?

O Ministério da Saúde publicou no DOU (Diário Oficial da União) da última sexta-feira (09/03) a  Consulta Pública 12/18, para coletar contribuições sobre a proposta de incorporação do sistema cirúrgico robótico para cirurgia minimamente invasiva de prostatectomia radical, que é feita para curar o câncer de próstata por meio da retirada de toda a glândula, além de alguns dos tecidos à sua volta, incluindo as vesículas seminais.

Em reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) realizada no dia 7 de dezembro de 2017, os membros presentes deliberaram que a demanda fosse encaminhada para consulta pública com decisão preliminarmente desfavorável à incorporação. Evidências científicas apontam que a cirurgia robótica pode trazer benefícios em comparação à cirurgia aberta e laparoscópica, como menos sangramento e menor necessidade de transfusão de sangue, além de encurtar o tempo de recuperação e melhorar a continência urinária e a recuperação da função sexual. Entretanto, o relatório da Conitec questiona se tais benefícios são suficientemente comprovados e se justificam os elevados custos envolvidos na utilização da cirurgia robótica no SUS.

E agora?

As contribuições deverão ser enviadas no período de 10/03 a 29/03 para a Conitec.
 
Clique Aqui para acessar o relatório de recomendação da Conitec.
 
Clique Aqui para enviar sua contribuição técnico/científica.
 
Clique Aqui para enviar sua experiência ou opinião.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive