top
Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[EXECUTIVO] Lentidão na execução do Plano de Expansão da Radio

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 10/03/2016 - Data de atualização: 10/03/2016


O que houve?
 
Foi veiculada no programa "Bom Dia Brasil” do dia 07/03/16, matéria sobre a falta de aparelhos de radioterapia para que pacientes da rede pública de saúde realizem esta etapa de seu tratamento oncológico. A matéria destacou a lentidão para a realização das obras relacionadas ao Plano de Expansão da Radioterapia, instituído pelo Ministério da Saúde, e o prejuízo aos pacientes que dependem da radioterapia para realizarem seus tratamentos.
 
Plano de Expansão da Radioterapia

 
O Plano de Expansão da Radioterapia, do Governo Federal, prevê a instalação de 80 máquinas para diminuir a fila da radioterapia em todo o país. A entrega depende de construção e reformas nos hospitais para a instalação dos equipamentos. De acordo com a matéria exibida pelo Bom Dia Brasil, e informativo do próprio Ministério da Saúde, em outubro do ano passado, somente em quatro hospitais as obras estavam adiantadas. Cinco meses depois, a equipe do programa voltou a esses quatro hospitais, mas nenhuma máquina foi entregue ainda. O status das quatro obras, exibidas na matéria, são os seguintes:
 
No hospital da Fundação Hospitalar Estadual do Acre, em Rio Branco, as obras para receber o equipamento estão paradas.
 
No hospital da Fundação Assistencial da Paraíba, em Campina Grande, a obra está quase pronta, mas o aparelho ainda não chegou.
 
No Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, na Bahia, a promessa ficou para abril.
 
Na Santa Casa de Misericórdia em Maceió, a obra vai se prorrogar por mais uns três ou quatro meses, pelo desafio de executar essa obra dentro do hospital.
 
E agora?
        
  • O Ministério da Saúde deu novos prazos para a conclusão das obras. Nos hospitais da Paraíba, Alagoas e Bahia, citados na reportagem, a entrega dos equipamentos, segundo o Ministério, deverá ocorrer em 2016 - mas não informaram uma data específica.
 
  • Para o hospital do Acre e o de Brasília, o prazo ficou para 2017. O Tocantins disse que falta uma autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear para a instalação do equipamento de radioterapia.
 
  • Fora do Plano, em Pernambuco, onde uma máquina está na caixa há quase dez anos, a instalação foi prometida para o mês que vem. ( Fonte: G1)
 
Em informativo do Ministério da Saúde deste mês, constatamos que seis novas obras foram iniciadas, e outras sete encontram-se em fase de licitação da obra.

O Instituto Oncoguia vem acompanhando a execução do Plano de Expansão da Radioterapia, e, com o intuito de contribuir para a rápida instalação dos equipamento de radioterapia e evitar maiores atrasos, criou uma iniciativa de advocacy com o objetivo de promover ações de monitoramento e articulação com os diferentes atores envolvidos no Plano de Expansão, como o Ministério da Saúde, Comissão Nacional de Energia Nuclear, vigilâncias sanitárias locais, hospitais e construtoras formas sustentáveis e legítimas para agilizar cada etapa do processo, diminuindo assim o processo, viabilizando a diminuição das filas para a realização do tratamento de radioterapia do Sistema Único de Saúde.  A primeira fase dessa iniciativa se concentrará na implementação do equipamento na Santa Casa de Sorocaba/SP, onde vários problemas sobre a demora em se realizar o tratamento foram relatados ao nosso Programa de Apoio ao Paciente.

Veja mais detalhes da iniciativa Monitorando o Plano de Expansão de Radioterapia no SUS.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive