Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[EXECUTIVO] Governo publica as DDTs para o câncer de mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/10/2015 - Data de atualização: 02/10/2015


O que houve?

Considerando a necessidade de se estabelecerem parâmetros e diretrizes para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com câncer de mama no Brasil, nesta quinta feira (01/10) o Ministério da Saúde publicou por meio da portaria 1.008/2015, as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDTs) para o câncer de mama no SUS.

Contexto

As Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas ou simplesmente DDTS são uma espécie de guia para hospitais e centros de saúde do SUS, sobre como devem ser conduzidas suas ações a respeito de uma determinada doença.

Neste caso elas estabelecem o conceito geral sobre o câncer de mama, os critérios, exames e procedimentos para o diagnóstico e tratamento, além de mecanismos de regulação, controle e avaliação dos serviços.

E agora?

As DDTs devem ser utilizadas pelas Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios na regulação dos serviços ofertados, no acesso ao diagnóstico e tratamento, e no ressarcimento das clínicas e hospitais prestadores.

Os gestores deverão estruturar a rede assistencial, definir os serviços referenciais e estabelecer os fluxos para o atendimento dos indivíduos com a doença em todas as etapas.

É também obrigatório informar ao paciente, ou ao seu responsável, os potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao procedimento ou uso de medicamentos para o tratamento do câncer de mama.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive