top
Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[EXECUTIVO] Expansão radioterapia: Inaugurado primeiro aparelho

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/12/2016 - Data de atualização: 02/12/2016


O que houve?

Nesta segunda-feira 28/11, foi inaugurado o primeiro aparelho de radioterapia do Plano de Expansão da Radioterapia. O acelerador foi instalado no Hospital da Fundação Hospitalar Assistencial da Paraíba - FAP em Campina Grande, Paraíba. De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação do serviço de radioterapia possibilitará dobrar o número de atendimentos por mês em 187 municípios da região.

A instalação do acelerador linear (aparelho de radioterapia) faz parte Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, iniciativa criada em 2012 pelo governo federal, que comprou 80 aceleradores com o objetivo de ampliar a oferta da radioterapia no Brasil, tratamento este imensamente deficitário no país. O Governo brasileiro realizou a maior compra pública mundial de aceleradores lineares, um total de 80, sendo 39 projetos de ampliação de serviços já existentes e 41 projetos de criação de serviços de Radioterapia.  Estão programadas as entregas de outros 20 equipamentos em 2017 nos demais estados do país.

Além da compra dos aparelhos foi contemplado ainda a instalação no Brasil de uma fábrica de aceleradores lineares pela Varian Medical Systems, empresa vencedora da licitação. A instalação da fábrica foi resultado de um acordo de compensação tecnológica, promovido pelo Ministério para maior independência do mercado externo e expansão do tratamento de radioterapia no país. A previsão é que a construção da fábrica, situada em Jundiaí/SP, seja finalizada até o final de 2017.

O Oncoguia tem monitorado o andamento da implementação do Plano, por meio da [OPERAÇÃO MARIE CURRIE] com o objetivo de monitorar e articular com diferentes grupos envolvidos com o Plano de Expansão.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive