Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[EXECUTIVO] Aberta consulta pública sobre cirurgia robótica para retirada de próstata no SUS

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 12/03/2018 - Data de atualização: 12/03/2018


O que houve?

O Ministério da Saúde publicou no DOU (Diário Oficial da União) da última sexta-feira (09/03) a  Consulta Pública 12/18, para coletar contribuições sobre a proposta de incorporação do sistema cirúrgico robótico para cirurgia minimamente invasiva de prostatectomia radical, que é feita para curar o câncer de próstata por meio da retirada de toda a glândula, além de alguns dos tecidos à sua volta, incluindo as vesículas seminais.

Em reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) realizada no dia 7 de dezembro de 2017, os membros presentes deliberaram que a demanda fosse encaminhada para consulta pública com decisão preliminarmente desfavorável à incorporação. Evidências científicas apontam que a cirurgia robótica pode trazer benefícios em comparação à cirurgia aberta e laparoscópica, como menos sangramento e menor necessidade de transfusão de sangue, além de encurtar o tempo de recuperação e melhorar a continência urinária e a recuperação da função sexual. Entretanto, o relatório da Conitec questiona se tais benefícios são suficientemente comprovados e se justificam os elevados custos envolvidos na utilização da cirurgia robótica no SUS.

E agora?

As contribuições deverão ser enviadas no período de 10/03 a 29/03 para a Conitec.
 
Clique Aqui para acessar o relatório de recomendação da Conitec.
 
Clique Aqui para enviar sua contribuição técnico/científica.
 
Clique Aqui para enviar sua experiência ou opinião.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive